martins em pauta

sábado, 25 de abril de 2020

Famílias relatam 'sumiço' de cadáveres de vítimas da Covid-19 no Equador

Sábado, 25 de Abril de 2020

Foto: Divulgação

Atrás apenas do Brasil, o Equador se tornou, nesta quinta-feira (23) o segundo país com mais casos de coronavírus na América Latina. Isso porque as autoridades locais dobraram o número oficial de pessoas infectadas pela doença. Segundo o balanço, são 22.160 casos confirmados, que resultaram em 1.028 mortes.

Ainda assim, a falta de testes ainda permite pensar que o número de casos é maior ainda. Em meio ao colapso do sistema de saúde equatoriano, famílias de pessoas que morreram em decorrência da Covid-19 relatam que há uma incerteza sobre a destinação dos cadáveres dos parentes.

Segundo reportagem da RFI, é o caso da família de Rosa Elena Alvarado, de 82 anos. Ela morreu no dia 30 de março, vítima de um ataque cardíaco, em um hospital de Guayaquil - epicentro da doença no país. De acordo com a publicação, o hospital não quis entregar o corpo à família pois registrou ela como falecida devido ao coronavírus. Desde então, não se sabe onde o corpo está.

SUBNOTIFICAÇÃO

O Ministério da Saúde do Equador, em decorrência da falta de testes para avaliar mortes por Covid-19, também mantém um relatório com os "prováveis óbitos" pela doença. Ou seja, aquelas pessoas que morreram com os sintomas do coronavírus, mas que não foram devidamente testadas. Com o acréscimo desse balanço, o número total de óbitos no país seria de cerca de 1.500.

No entanto, esse número pode ser ainda maior. O número de mortes de 2019 para março de 2020 praticamente dobrou em Guayas, onde fica a cidade de Guayaquil. Em abril, o número quadriplicou. Do dia 1º de março até o dia 15 de abril, cerca de 8 mil mortes a mais foram registradas pelo Estado civil na província.

O Equador tem cerca de 17,5 milhões de habitantes, e só está atrás do Brasil, que tem mais de 200 milhões de habitantes, em número de casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643