Segunda, 06 de outubro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, na manhã desta segunda-feira (6), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a conversa, o chefe do Executivo brasileiro pediu que o governo dos EUA retire a taxa aplicada a produtos do Brasil e as sanções contra autoridades.
Segundo comunicado do Palácio do Planalto, os líderes conversaram por 30 minutos em “tom amistoso”.
“Em tom amistoso, os dois líderes conversaram por 30 minutos, quando relembraram a boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro”, diz trecho.
Ainda de acordo com a nota, Lula destacou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os EUA mantêm superávit na balança comercial e pediu a “retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras”.
Durante o telefonema, os líderes combinaram de se encontrar pessoalmente “em breve”.
“O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad. Ambos os líderes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve. O presidente Lula aventou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos.”
CNN
Opinião dos leitores
Lula meu querido, no momento, apenas as tarifas podem ser negociadas, as sanções, só serão retiradas quando o STF para de perseguir seus adversários políticos.
Entendeu ou quer que desenhe?
Lula deve ter dito a Tramp que, tudo que ele falou sobre o próprio, era brincadeirinha.



