Domingo, 31 de agosto de 2025
O navio de mísseis guiados americano USS Lake Erie entrou no Canal do Panamá vindo do Oceano Pacífico na noite desta sexta-feira (29), rumo ao Caribe, em meio a uma mobilização naval dos Estados Unidos próxima à costa da Venezuela.
Maduro chamou a movimentação de um “cerco hostil que viola a Carta da ONU” e vem promovendo atos ‘patrióticos’ com soldados, enquanto Washington não reconhece sua legitimidade e o acusa de envolvimento no narcotráfico.
O USS Lake Erie é um cruzador de mísseis guiados da classe Ticonderoga com capacidades ofensivas formidáveis: sistema de lançamento vertical Mark 41 para mísseis Tomahawk e SM-2, dois canhões de cinco polegadas, lançadores de mísseis Harpoon, sistemas de armas de proximidade (CIWS) e tubos de torpedo. Também transporta dois helicópteros SH-60 Sea Hawk e foi concebido para a guerra anti-submarina, anti-aérea e anti-superfície.
Nos próximos dias, mais três navios lançadores de mísseis americanos devem se posicionar em águas internacionais perto da fronteira com a Venezuela, para o que Washington diz serem operações contra o narcotráfico internacional.
Em julho, o Departamento do Tesouro dos EUA sancionou o chamado Cartel de los Soles, designando o grupo criminoso venezuelano como uma entidade terrorista global comandada pelo ditador Nicolás Maduro, que teve sua cabeça colocada a prêmio por US$ 50 milhões.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário