martins em pauta

domingo, 31 de agosto de 2025

URGENTE: Embaixada do Brasil comunica Trump sobre início de processo de retaliação

 Domingo, 31 de agosto de 2025




Na véspera, o Itamaraty havia acionado a Camex (Câmara de Comércio Exterior) para dar início às consultas e investigações previstas na lei, após autorização do petista Lula. O governo ressalta, porém, que a tramitação será demorada e que há espaço para negociações ao longo do processo.

De acordo com integrantes do Executivo, a notificação abre oportunidade para que a gestão de Donald Trump dialogue com o Brasil, buscando evitar uma escalada comercial.

“A hora que eles quiserem negociar, o Lulinha paz e amor está de volta”, disse Lula, na quinta-feira (28), durante a posse dos novos diretores das agências reguladoras.

Na prática, porém, o ato é visto como um ataque claro contra Donald Trump.

A Camex tem até 30 dias para apresentar um relatório técnico avaliando se a sobretaxa aplicada pelos EUA se enquadra na Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso e sancionada neste ano. Caso haja respaldo jurídico, será criado um grupo para propor contramedidas, que podem incluir restrições no comércio de bens, serviços e até propriedade intelectual.

O mecanismo brasileiro é frequentemente comparado à Seção 301 da legislação americana, utilizada por Washington para investigar práticas comerciais consideradas injustas e aplicar retaliações. O Brasil passou a ser alvo desse tipo de medida depois que Trump anunciou a nova tarifa.

A tensão toma conta... Mais sanções contra o Brasil podem chegar.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643