Sexta, 09 de maio de 2025
Um resgate silencioso, mas ensurdecedor. A América Latina assistiu a um lembrete de quem ainda dita as regras do jogo. E percebeu a diplomacia brasileira vivenciar mais um vexame histórico.
Um texto de autoria do deputado Marcel van Hattem retrata com precisão o ocorrido:
“O Itamaraty sob Lula acaba de protagonizar um dos maiores vexames diplomáticos da sua história. Cinco asilados políticos venezuelanos, perseguidos pelo regime de Maduro, estavam sob custódia do governo brasileiro na embaixada da Argentina em Caracas. Sem energia, sem dignidade, tratados pior que criminosos — e tudo isso sob o silêncio cúmplice do governo Lula e da inoperância e incompetência de Mauro Vieira, seu ministro de Relações Exteriores.
Os Estados Unidos agiram. Resgataram os asilados em uma operação sigilosa e os venezuelanos já estão em solo americano. Tudo debaixo das barbas do Itamaraty!
Lula e Mauro Vieira descobriram a ação apenas quando seu sucesso foi anunciado no X pelo secretário de estado americano, Marco Rúbio. Se Mauro Vieira tiver de cuidar de uma tartaruga, ela foge.
É mais um papelão do ministro das Relações Exteriores que envergonha o Itamaraty. Trata-se do mesmo Mauro Vieira que mentiu à Câmara dos Deputados e não compareceu à Comissão de Relações Exteriores nesta semana, mesmo convocado e estando em Brasília.
Mauro Vieira cometeu crime de responsabilidade e deve responder pelo seus atos. E, além dele, convocamos também Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça de Lula.
Para garantir direitos humanos a perseguidos políticos de Maduro sob sua custódia, o Brasil nada faz; já ao conceder asilo à primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, que recebeu malas de dinheiro da ditadura venezuelana, Lula mandou até avião da FAB para transportá-la. Escandaloso!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário