Sábado, 04 de janeiro de 2026
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a captura de Nicolás Maduro durou 47 segundos, apesar da presença de forças de oposição e do risco de reação armada.
Segundo Trump, a operação foi planejada em sigilo para evitar vazamentos, que ele atribuiu ao Congresso americano. Apesar da rapidez, o presidente afirmou que a execução foi complexa.
“Levou 47 segundos, mas foi muito difícil. Ele chegou até a porta, mas não conseguiu fechá-la”, disse Trump, relatando que acompanhou a ação de perto.
O republicano também afirmou que as tropas enfrentaram resistência e risco de retaliação durante o avanço, destacando a presença de “muitos adversários” no local.
Treino em réplica de esconderijo e informante
Tropas de elite dos EUA, incluindo a Delta Force, criaram uma réplica do esconderijo de Maduro e treinaram a entrada na residência fortificada.
A CIA mantinha uma equipe em solo desde agosto, fornecendo informações sobre a rotina de Maduro, o que facilitou a captura, segundo uma fonte.
Outras duas fontes disseram à Reuters que a agência também contava com um informante próximo a Maduro, pronto para indicar sua localização exata durante a operação.
Opinião dos leitores
Para captar o nove dedos descondenado 50 segundos será suficiente..
Creio que para capturar LUla é em 10 segundos