martins em pauta

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Surge o primeiro problema e revela como Lula retornou da China: Depenado e rejeitado

 Segunda, 19 de maio de 2025


Aparentemente, Xi Jinping demonstrou concordância com mais uma asneira dita por Lula: “A China vê o Brasil como uma prioridade em sua diplomacia”.

Porém, isso ficou só na aparência. O jornalista Ricardo Kertzman, em sua coluna no site O Antagonista, foi preciso em sua análise:

“Lula desfilou pela ‘muralha’ como um estadista do BRICS high society, jurando que o futuro é multilateral, socialista e minério-agroexportador. Porém, bastou um surto de gripe aviária no Rio Grande do Sul para o dragão cuspir fogo e deixar o bravateiro tupiniquim com as penas das galináceas nas mãos.
Pequim suspendeu toda a importação de carne de frango brasileira por 60 dias. Depois de toda a pantomima midiática-diplomática, tendo à frente o protagonismo sempre negativo da primeira-dama, Janja da Silva, a polivalente chanceler, ministra da Cultura, secretária de Turismo e chefe da Casa (residência) Civil particular, o até então parceiro estratégico nos passou a rasteira por causa de uma única granja contaminada.
De repente, o gigante do agronegócio – ‘como nunca antes na história desse país’ – virou pinto de granja diante da política rígida (quando interessa) sanitária chinesa. O impacto financeiro estimado é de mais de 100 milhões de dólares por mês. Isso apenas com a China, que responde por quase 25% das exportações brasileiras de frango. A parceria é estratégica para os orientais, claro, mas só até a próxima bactéria.
Enquanto isso, o governo corre para dizer que está tudo sob controle, que os ovos continuam seguros e que o Itamaraty ‘Segue dialogando com os parceiros’. Acontece que na China quem dialoga é quem manda e quem compra. Quem tem o porrete de ferro nas mãos. O resto, obedece. Lula foi a Pequim como embaixador da multilateralidade e voltou como vendedor de frango depenado e rejeitado.”


Fonte: Jornal da Cidade Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643