Sábado, 12 de outubro de 2024
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou para tornar réu o influenciador Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, conhecido como Ivan Papo Reto, pelos crimes de associação criminosa e incitação ao crime por suposto envolvimento com os atos de 8 de janeiro de 2023. Diante de vídeos, mensagens e imagens, Moraes concluiu que há justa causa para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Ivan Rejane.
A análise da acusação é realizada em plenário virtual da Primeira Turma no âmbito da PET 10.474. Ivan Rejane é um militante bolsonarista que foi preso por divulgar nas redes sociais vídeos em que ameaçava ministros do Supremo e incitava violência e fechamento da Corte.
Em um vídeo para promover manifestações bolsonaristas em 7 de setembro de 2022, Ivan citou nominalmente os ministros do STF e fez ameaças. “Sumam do Brasil. Nós vamos pendurar vocês de cabeça para baixo”, afirmou ele.
Em outra gravação que circula pelas redes sociais ele disse: “Se eu fosse vocês, Barroso, Fux, Fachin, Moraes, Lewandowski, Mendes, eu ficava nos Estados Unidos, em Portugal, na Europa, na puta que te pariu. Até vocês duas, vadias, Cármen Lúcia e Rosa Weber. Sumam do Brasil”.
Em outubro do ano passado, Moraes concedeu liberdade a Ivan, mas determinou o uso de tornozeleira eletrônica. Posteriormente, em abril de 2024, o ministro autorizou a devolução do celular do influenciador.
Fonte: Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário