Terça, 11 de Julho de 2023
Tchutchuca do Centrão… Esse foi o apelido atribuído pela ala esquerdopata das redações ao ex-presidente Jair Bolsonaro, quando, em meados de seu mandato, trazia o senador Ciro Nogueira para ocupar o cargo de ministro chefe da Casa Civil, em um trabalho de aproximação com o maior bloco partidário do Congresso Nacional.
O absurdo chegou a ser dito pessoalmente por um jornalista, durante entrevista, o que tirou o capitão do sério, com o baixo nível do jornalismo praticado.
E Lula acaba de entregar R$ 7,5 bilhões de reais em emendas parlamentares a estes mesmos parlamentares do Centrão, com o objetivo escuso de aprovar uma terrível e atropelada reforma tributária que poderá afundar estados e municípios.
Lula, entretanto, em nenhum momento recebeu a pejorativa menção.
Mas o jogo parece estar, enfim, exposto, como aponta uma reportagem da Folha de S.Paulo de sábado (8).
Lula tem vitórias após ceder ao centrão e é pressionado por reforma ministerial, diz a manchete
E completa, anunciando que o ‘acordão’ já está em curso:
Presidente liberou emendas, negociou cargos e enfrentou reveses no Legislativo
E esclarece, como a pressão vem sendo feita:
Para acabar o primeiro semestre de seu terceiro mandato com vitórias no Congresso, o presidente Lula (PT) cedeu ao centrão, liberou emendas bilionárias e prometeu trocas no primeiro escalão de forma a melhorar a relação com o Legislativo.
Em busca da consolidação de uma base de apoio no Parlamento, hoje considerada volátil e mais ligada ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o Planalto sinalizou que vai ceder aos deputados para acomodar também alas do PP e Republicanos nos ministérios.
O governo, depois de um início de ano derrapando na articulação política, aprovou na última semana na Câmara a Reforma Tributária e o projeto do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fazendários), os dois prioritários para o Executivo.
Segundo a reportagem, a ordem é manter a pressão até ‘arrancar tudo’ de Lula, que agora passa a ser um refém do Centrão:
A Câmara, no entanto, deixou o projeto do arcabouço fiscal para agosto. A avaliação nos bastidores do Executivo é que os parlamentares adiaram a análise da matéria a fim de manter, no segundo semestre, o poder de barganha com Lula.
As cabeças já começam a rolar e o primeiro ministério é o do Turismo, com o pedido do União Brasil para a saída de Daniela Carneiro.
Mas é só o começo…
Lula, o verdadeiro Tchutchuca do Centrão, está disposto a entregar tudo para ter pelo menos um ‘poder artificial para chamar de seu' e seguir em seu projeto de vingança.
Relembre, abaixo, os ataques da imprensa contra Bolsonaro… pois hoje eles fingem não ver nada.
Uélson Kalinovski
Executivo da produtora UK Studios, em Jundiaí/SP.
ukalinovski@gmail.com / Uelson Kalinovski (Facebook e YouTube) / @uelsonkalinovsk (Twitter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário