Terça, 07 de Fevereiro de 2023
Os agentes da Policia Federal e da SENAD (Secretaria Antidrogas do Paraguai) executaram com sucesso uma operação conjunta que culminou na prisão do atual líder do PCC, Orlandino Cesar Moreira, conhecido como "Cara Gorda", o atual chefe do PCC fora dos presídios.
"Um dos pilares da cooperação policial internacional entre Brasil e Paraguai, o constante monitoramento, identificação e detenção de lideranças de facções criminosas atuantes na região de fronteira tem sido fundamental para o sistema de segurança pública de ambos os países", comemorou a PF.
De acordo com a Senad, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. A polícia encontrou drogas, armas e apreendeu veículos. “Cara Gorda” é apontado como o líder do tráfico de drogas e armas de Salto del Guairá para o Rio de Janeiro.
Ele possui diversos mandados de prisão no Brasil e as penas somadas ultrapassam 30 anos. O êxito da ação é resultado da quarta fase da Operação Fronteira Segura, que tem integra a cooperação policial internacional com objetivo de combater o tráfico de drogas e armas na fronteira entre os dois países.
Essa ação conjunta mostra uma mudança radical na postura do país vizinho, desde que o presidente conservador Mario Abdo Benítez assumiu a presidência do Paraguai em 2018 – historicamente o Paraguai tem sido um refugio para todo tipo de sacripanta brasileiro.
Parece que as coisas começam a mudar.
Confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário