Segunda, 20 de Janeiro de 2020

Apesar de sofrer resistência no Congresso, a reforma administrativa que está sendo desenhada pelo governo terá o apoio de boa parte da população. Pelo menos é isso que aponta uma pesquisa encomendada ao Datafolha por fundações ligadas à iniciativa privada. O estudo, publicado pela Folha de S.Paulo neste domingo (19), explica que 88% dos entrevistados acreditam que servidores de mau desempenho devem ser demitidos.
A avaliação do trabalho dos servidores públicos é uma das principais propostas da reforma administrativa do ministro da Economia, Paulo Guedes. E, segundo o Datafolha, conta com o apoio de 91% dos entrevistados na pesquisa que foi feita a pedido da Aliança – instituição formada pela Fundação Lemann, pela Fundação Brava, pelo Instituto Humanize e pela República.org. Outros 88% ainda dizem que, se constatar um trabalho ruim, essa avaliação deve provocar a demissão dos mais servidores. A proposta, porém, pode acabar com uma das premissas do funcionalismo público atual: a estabilidade dos servidores.
OPINIÃO DOS LEITORES:
- Maus servidores que deveriam ser demitidos, são os governadores, prefeitos, ministros, secretários, deputados, senadores, vereadores. Esses que não cumprem com suas funções com lisuras, empenho e ética. São exatamente esses os responsáveis pela má qualidade dos serviços públicos. Se a população desaprovar com mais de 39%, tem que demitir sumariamente.
- A avaliação é fundamental para qualquer trabalhador, que seja do setor público ou privado. A estabilidade pode, até, ser mantida, mas não eternamente. O servidor tem quer ser periodicamente passar pela avaliação de desempenho.