martins em pauta

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Escorpião é o animal que mais ataca no Ceará!

Segunda, 13 de junho de 2016

Desde 2007, Ceará registra 28 mil ataques de animais peçonhentos. Nesse período, 33 morreram por ataques de serpentes venenosas.

O escorpião é animal peçonhento que mais ataca no Ceará, e a serpente, a que mais faz vítimas no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará. O estudo registra ataques de animais de 2007 a junho de 2016, período em que as unidades hospitalares do Ceará receberam 28.402 pacientes atacados por animais peçonhentos.

Escorpião amarelo em habitat natural / (Foto: Ely Venâncio/EPTV)

De acordo com a secretaria, durante esse período, 18,4 mil pessoas foram sofreram picadas de escorpião, 65% do total de pessoas atacadas por esses animais; em seguida aparecem as picadas de serpentes, que atacaram 6,1 mil (23,4%) pessoas no Ceará desde 2007.

Apesar dos ataques de escorpiões serem mais frequentes, as serpentes se mostram mais mortais, causando o óbito de 33 pessoas nos últimos nove anos, 55% do total de vítimas. Em seguida aparecem escorpião (14 óbitos), aranhas (7) e abelhas (4) como animais peçonhentos mais fatais.

Ainda de acordo com o estudo, os acidentes por animais peçonhentos ocorrem durante todo o ano, com maior número de acidentes causados por serpentes em julho. Já para as abelhas, a maior ocorrência se dá no mês agosto; e o escorpião. entre outubro e janeiro.

A Secretaria da Saúde afirma que pacientes picados por esses animais devem ser submetidos à soroterapia e hospitalização

Proteção

De acordo com a Secretaria da Saúde, uma série de medidas pode evitar a proliferação de animais peçonhentos, evitando ataques dessas espécies:

-Não depositar ou acumular lixo, entulho e materiais de construção junto às habitações;

-Evitar que plantas trepadeiras se encostem às casas e que folhagens entrem pelo telhado ou pelo forro;

-Controlar roedores existentes na área;

-Não montar acampamento próximo a áreas onde normalmente há roedores (plantações, pastos ou matos) e, por conseguinte, maior número de serpentes;

-Não fazer piquenique às margens de rios, lagos ou lagoas, e não encostar-se a barrancos durante pescarias ou outras atividades;

-Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede e terrenos baldios (sempre com uso de EPI);

-Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;

-Utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;

-Manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros;

-Combater insetos, principalmente baratas (são alimentos para escorpiões e aranhas);

-Preservar os predadores naturais dos animais peçonhentos.


Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643