sábado, 17 de janeiro de 2026

PF faz assustadora estimativa sobre o rombo de Daniel Vorcaro

Sábado, 17 de janeiro 2026

Nas contas de interlocutores da investigação do Banco Master no STF, o rombo causado pelo esquema comandado — segundo a Polícia Federal — pelo banqueiro Daniel Vorcaro deve chegar a 50 bilhões de reais.
Os investigadores já descobriram que o esquema do Master se valia de empresas de fachada e de laranjas para pavimentar as fraudes bilionárias no sistema financeiro.
Num relatório enviado pela Polícia Federal ao Supremo, os investigadores dizem que o banqueiro explorou fragilidades regulatórias para prosperar no crime.
‘Há elementos suficientes que apontam para o aproveitamento sistemático de vulnerabilidades do mercado de capitais e do sistema de regulação e fiscalização, notadamente mediante o uso de fundos de investimento e intrincada rede de entidades conectadas entre si por vínculos societários, familiares ou funcionais’, diz a PF.
Os indícios colhidos pela PF são, segundo os investigadores, ‘consistentes da existência de organização criminosa voltada à prática de gestão fraudulenta de instituição financeira, induzimento ou manutenção em erro de investidor, uso de informação privilegiada e manipulação de mercado e lavagem de capitais’.
Com um peixe de 50 bilhões de reais aparentemente fisgado, a investigação vai agora apurar outro mistério. Como foi possível que Vorcaro e o Master fizessem um estrago desse tamanho sem serem notados pelos órgãos de controle?
A área de fiscalização do Banco Central deve ser chamada a explicar ao STF como um peixe desse tamanho demorou tanto a cair na rede.”

Com esse cenário, Inconcebível que tenha se falado em ‘desliquidar’ o banco.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário