Sábado, 22 de novembro de 2025
De acordo com o comunicado oficial, o presidente Donald Trump registra, em sua ordem executiva, a conversa telefônica que manteve com o petista Lula da Silva, ocasião em que ambos decidiram abrir tratativas para revisar as tarifas. O documento também menciona recomendações feitas por altos funcionários do governo norte-americano para que a cobrança fosse suspensa parcialmente, associando a mudança ao “avanço inicial das negociações” com Brasília.
A decisão tem efeito retroativo a 13 de novembro, mesma data do encontro realizado em Washington entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
Lula classificou a decisão como “uma vitória do diálogo, da diplomacia e do bom senso”. Ele afirmou que o avanço decorre dos apelos feitos ao presidente Trump e do trabalho conduzido pelas equipes de negociação lideradas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelos ministros Fernando Haddad e Mauro Vieira.
“Esse foi um passo na direção certa, mas precisamos avançar ainda mais”, declarou.
Lula acrescentou que manterá conversas com Trump, guiado pela “soberania e o interesse dos trabalhadores, da agricultura e da indústria brasileira”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário