Quinta, 09 de outubro de 2025
Foto: Vinícius Schmidt
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino concedeu habeas corpus permitindo ao presidente do Sindinapi, Milton Cavalo, permanecer em silêncio durante seu depoimento na CPMI, nesta quinta-feira (9/10).
“Me parece parte de um grande esquema de blindagem que usa advogados milionários e que tem muito relacionamento em Brasília”, disse o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG). “Hoje, estamos mais uma vez de mãos amarradas por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que é no mínimo estranha”, diz ele.
A decisão de Dino segue a jurisprudência de outros despachos anteriores. Graças ao despacho de Dino, Cavalo pode se recusar a falar. Não está sequer obrigado a fazer o juramento de dizer apenas a verdade.
A nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) na manhã desta quinta-feira, incluiu o cumprimento de mandados de busca e apreensão (BA) na casa do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Cavalo.
O sindicalista tem depoimento marcado na CPMI do INSS, no Congresso Nacional, também na manhã desta quinta-feira. Segundo parlamentares, ele já chegou ao Senado Federal para depor.
Os policiais também estiveram na sede do Sindnapi e no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (Sindmetal), do qual Cavalo é diretor. Na sede do Sindnapi, o foco da PF foi a Cooperativa de Crédito dos Aposentados e Pensionistas (Coopernapi), ligada ao sindicato.
A Coopernapi funciona dentro do prédio do Sindnapi, no Centro de São Paulo. Segundo relatórios de inteligência financeira (RIFs) recebidos pela CPMI do INSS, a cooperativa, que atua como uma agência bancária do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), era usada nas movimentações financeiras do Sindnapi.
Metrópoles
Opinião dos leitores
????
O BRASIL E O STF, vão muitíssimo bem com ministros desse naipe, os ferrados somos nós.
Isso é uma vergonha, já dizia Boris Casoy, país sem rumo e sem lei, tamos ferrados
Brindando o irmão do Luladrão
Deve ser apenas coincidência, vivemos no país das coincidências.
Missão dada Missão cumprida
Para os amigos tudo; para os inimigos, a lei. Maquiavel.
Dino tá certo mesmo um bandido protege o outro….
Isso é o que dá. Político indicar vaga na justiça. Pegueeeee Brasil. Se fosse escolhido pelo próprio judiciário seria outra coisa.
Só lembrando. Os escolhido entre os judiciário e ministério público. Se não mudar a lei vai ser sempre assim pra pior.
NENHUMA NOVIDADE.
Corrupto no Brasil tem amplos privilégios.
Agora se falar a verdade é capaz de dar um BO grande.
O único corrupto que me veio a cabeça agora que está preso, é Collor de Melo.
Preso num apartamento luxuoso em Maceió.
Kkkkkk.
O Brasil não é para amadores.
Faz o L.
Grande parte dos senadores têm processo no STF inclusive o Presidente, portanto nada será feito, o STF deita, rola e salta
Gostaria de ver a cara daquele aposentado que teve seu dinheiro surrupiado, que vota no PT, que indicou Dino para o STF, que protegeu o sindicato que roubou o dinheiro do aposentado e que por coincidência tem o irmão do presidente na direção. Continue votando em quem te rouba Mané.
Tem mistério que eu não tô nem lendo mais pq passou mal em ver os absurdos que estão acontecendo.eu tenho 60 anos nunca na minha vida vi tantos absurdos.
Tem mistério que eu não tô nem lendo mais pq passou mal em ver os absurdos que estão acontecendo.eu tenho 60 anos nunca na minha vida vi tantos absurdos.no nosso judiciário.
O Brasil tá perdido com esse STF, ninguém pode parar eles,misericórdia cada absurdo que agente vê, e nos sentimos de mãos atadas!