quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Chefe do Hamas em Gaza declara fim da guerra com Israel e início de cessar-fogo permanente

Quinta, 09 de outubro de 2025

Foto: Yousef Masoud/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Khalil Al-Hayya, membro da alta cúpula do grupo terrorista Hamas, declarou nesta quinta-feira (9) o fim da guerra com Israel. Ele afirmou ainda ter recebido garantias dos Estados Unidos e de mediadores de países árabes sobre um cessar-fogo permanente.

Al-Hayya atuou como negociador-chefe do grupo terrorista nas conversas sobre o plano de paz proposto pelos Estados Unidos na Faixa de Gaza. Em setembro, ele sobreviveu a um ataque de Israel contra alvos do Hamas no Catar.

O anúncio de um acordo de paz foi feito na quarta-feira (8). Segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Israel e Hamas concordaram com a implementação de uma primeira fase para o fim da guerra.

Até a última atualização desta reportagem, Israel não havia ratificado o acordo oficialmente. Um encontro de ministros para discutir o tratado terminou por volta das 15h desta quinta-feira.

A guerra entre Israel e o Hamas começou em 7 de outubro de 2023, quando os terroristas lançaram um ataque que resultou na morte de mais de 1.200 pessoas e no sequestro de outras 251. De lá para cá, mais de 60 mil palestinos morreram em Gaza, segundo dados de autoridades ligadas ao Hamas.

g1


Opinião dos leitores

  1. Tai, nem precisou de cachaça contaminada, mesa de espelunca, reunião de cachaceiro, ou outras coisas menos honrosas, para resolver a questão, como janja pedir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário