sexta-feira, 18 de julho de 2025

Gigante montadora de carros vai fechar fábrica e promover demissão em massa

Sexta, 18 de julho de 2025





A produção da fábrica será transferida para Fukuoka, no sul do Japão, mas o impacto das mudanças será sentido em toda a estrutura da montadora. A Nissan pretende cortar até 20 mil postos de trabalho em escala global nos próximos três anos e reduzir sua capacidade anual de produção de 3,5 milhões para 2,5 milhões de veículos. O número de fábricas será reduzido de 17 para 10.

Ivan Espinosa, que assumiu como diretor-presidente da Nissan em abril, classificou a decisão como “dura, mas necessária”. Segundo ele, a empresa precisa se adequar à nova realidade do mercado automotivo e reequilibrar suas finanças para sobreviver ao atual momento de crise.

No primeiro trimestre de 2025, a Nissan registrou prejuízo de US$ 4,5 bilhões — cerca de R$ 20 bilhões. As ações da montadora fecharam o pregão de quarta-feira (16) com queda de 1,32% na Bolsa de Tóquio, refletindo a preocupação dos investidores com a situação da companhia.

A crise da Nissan ocorre em meio à tentativa frustrada de fusão com a rival Honda. As negociações, iniciadas em dezembro de 2024, fracassaram em fevereiro deste ano, após a Honda propor absorver completamente a Nissan, tornando-a sua subsidiária integral — proposta prontamente rejeitada.

Apesar do fim das tratativas de fusão, as duas montadoras mantêm uma parceria tecnológica iniciada em agosto de 2024. Já um possível investimento da Tesla, liderada por Elon Musk, também não avançou, frustrando expectativas de uma recuperação acelerada.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário