quinta-feira, 3 de julho de 2025

Carta do Governo à revista internacional expõe novo 'surto' de Lula

Quinta, 03 de julho de 2025




Um verdadeiro "surto" do petista...

O artigo da The Economist, divulgado no último domingo (29), acusava o governo Lula de se afastar do Ocidente e perder relevância no cenário global, especialmente após críticas do Brasil ao ataque norte-americano ao Irã, ocorrido em 22 de junho. Segundo a revista, a reação brasileira teria isolado o país entre as democracias ocidentais.

Em sua resposta, Mauro Vieira sustentou que o Brasil, sob a liderança de Lula, mantém firme compromisso com os princípios de democracia, paz, sustentabilidade e multilateralismo. O chanceler também ressaltou o papel do presidente na presidência do G20, destacando sua capacidade de formar consensos e liderar debates sobre combate à fome, pobreza e justiça tributária global — como a proposta de taxação internacional de bilionários.

O documento também defendeu a posição do Brasil diante do ataque ao Irã, argumentando que a condenação brasileira é coerente com a defesa da Carta da ONU e das normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Segundo a carta, as ações militares violaram o direito internacional e representaram riscos ambientais graves.

Por fim, a carta afirma que, entre líderes humanistas e defensores dos direitos humanos, a autoridade moral de Lula permanece incontestável, apesar das críticas pontuais vindas de veículos estrangeiros.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário