domingo, 10 de dezembro de 2023

Milei quebra protocolo, não fala ao Congresso e faz primeiro discurso a apoiadores; presidente criticou antecessores e disse que ‘hoje começa uma nova era na Argentina’

Domingo, 10 de dezembro de 2023

Foto: Reprodução/Television publica

O libertário Javier Milei (La Libertad Avanza) assumiu a presidência da Argentina neste domingo (10). Milei quebrou o protocolo de posse e fez seu primeiro discurso como presidente a apoiadores, das escadarias do Congresso, ao invés de falar primeiro no interior da Casa Legislativa.

Dirigindo-se aos seus apoiadores em frente ao Congresso, Milei disse que este é o dia no qual foram enterradas décadas de fracasso e disputas que arruinaram o país.

“Hoje começa uma nova era na Argentina. Uma era de paz e prosperidade. Uma era de crescimento e desenvolvimento. Uma era de liberdade e progresso”, disse Milei durante o discurso de posse.

Milei afirmou que seu mandato encerra “uma longa história de decadência e declive” e que agora “começa a reconstrução”.

O novo presidente da Argentina retomou a história do país em discurso e enfatizou o papel do movimento intelectual liberal argentino conhecido como “Geração de 37” e as bases da Constituição proposta por eles.

Segundo Milei, “a nossa liderança decidiu abandonar o modelo que nos tornou ricos e abraçar as ideias empobrecedoras de coletivismo”.

Para o presidente eleito, os políticos argentinos teriam abraçado um modelo que não serviu a população e propiciou a pobreza.

Milei comparou a ruptura gerada pela sua eleição ao impacto que a queda do Muro de Berlim teve para o mundo.

“Nenhum governo recebeu pior herança do que a que recebemos agora”, diz Milei.

Com informações de CNN e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário