domingo, 21 de maio de 2023

Lira garante votação da reforma tributária antes do recesso, mesmo sob risco de reprovação

Domingo, 21 de Maio de 2023

Foto: ZECA RIBEIRO/CÂMARA DOS DEPUTADOS

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na sexta-feira (19) que vai pautar a votação da reforma tributária antes do recesso parlamentar de julho, mesmo que haja risco de que a matéria não seja aprovada. Ele disse esperar que a aprovação do arcabouço fiscal na próxima semana possa, inclusive, ajudar nas negociações ainda em curso sobre alguns pontos da reforma tributária.

A nossa vontade política, a arrumação política interna da Câmara dos Deputados, a conversa mais uma vez com as lideranças políticas que representam seus deputados naquele colegiado, é de que, após a votação do arcabouço, nós teremos ainda junho e julho para terminarmos essas discussões e conseguirmos pautar no plenário da Câmara ainda antes do recesso do fim de julho“, disse.

Após a votação do arcabouço fiscal, ele disse que o foco da Câmara será a reforma tributária. “O que nós acertamos foi que a pauta, que é o nosso dever, será agora no primeiro semestre. Eu não posso garantir a aprovação. Eu posso garantir uma discussão ampla, facilitar o debate“, destacou Lira.

Segundo o presidente da Câmara, se o governo não conseguir a aprovação da reforma tributária neste ano, dificilmente vai ter êxito para discutir o assunto até o fim do mandato. “Tem determinadas situações que todo mundo tem como regra. E a principal regra é, se um governo não fizer suas reformas no primeiro ano, ele não consegue fazê-las por causa dos calendários eleitorais que são sempre divididos no país“, justificou.

O presidente da Câmara lembrou que discussões sobre a reforma tributária já vêm de três ou quatro anos e que, no momento, estão rediscutindo para “arredondar o texto” com novos governadores eleitos. “A melhor votação é a possível. Temos a necessidade de simplificar e de melhorar o sistema tributário no país.”

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário