domingo, 5 de fevereiro de 2023

Alexandre de Moraes usou expressão “tabajara” de forma preconceituosa, diz líder indígena

Domingo, 05 de Fevereiro de 2023

Os tabajaras são um povo indígena que se divide em 3 Estados: Ceará, Piauí e Paraíba | Foto:  Conselho Indígena Missionário

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes foi alvo de críticas nesta depois de classificar o plano relatado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) como uma “tentativa tabajara” de golpe de Estado. Segundo lideranças indígenas ouvidas pelo site Poder360, a expressão é usada de maneira preconceituosa contra o povo originário Tabajara.

Para Suhyasun, indígena do povo Pataxó, expressões como a que foi usada por Moraes implicam uma carga negativa que liga indígenas a algo pejorativo. “Tabajara é um povo muito forte do Nordeste, um povo de resistência. Muita gente não sabe. É muito triste ver essa utilização do nome. Não é para se tampar os olhos ou para achar engraçado”.

“A própria utilização que teve na televisão ajudou a reforçar a palavra como algo negativo, algo ruim. Isso é muito triste, principalmente para nós, povos indígenas. Principalmente para um povo que sofre muita discriminação e preconceito, para um povo do Nordeste”, diz Suhyasun.

A expressão “tabajara” foi popularizada em português como sinônimo de produtos ou atos de procedência duvidosa ou de má qualidade. Foi usada no programa humorístico Casseta & Planeta, da TV Globo, com a empresa fictícia “Organizações Tabajara”.

Fala de Moraes 

Moraes usou a expressão ao comentar as declarações recentes do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que relatou ter sido coagido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para participar de uma tentativa de golpe. Depois, mudou de versão e disse que o ex-presidente só ouviu a ideia de Daniel Silveira (PTB-RJ).

Para Moraes, tratou-se de uma “tentativa tabajara” de golpe de Estado. Afirmou que houve um pedido de audiência por parte do senador Marcos do Val, com quem destacou não ter “nenhuma intimidade”. O ministro disse que, como atende a diversos congressistas, concedeu o requerimento.

A declaração de Moraes foi dada nesta 6ª feira durante sua participação, por videoconferência, do Lide Brazil Conference, evento do Grupo Lide que reúne empresários e autoridades brasileiras em em Lisboa (Portugal).

Assista ao vídeo com a fala de Moraes durante o evento (aos 3min10s):

Nas redes sociais, o uso do termo na fala de Moraes foi alvo de críticas. Leia abaixo:

Poder 360

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Rapaz, E eu achando que ele estava se referindo às “ORGANIZAÇÕES TABAJARA” do humorista casseta e planeta onde era só coisas inúteis e mirabolantes que faziam. Igual ao governo Bolsonaro e seus comparsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário