domingo, 13 de março de 2022

Lula quer “renacionalizar” a Petrobras e barrar privatização da Eletrobras

Domingo, 13 de Março de 2022

Foto: Ricardo Stucker/PR

O ex-presidente Lula e o PT pretendem explorar eleitoralmente o aumento nos preços da gasolina, do diesel e do gás anunciado pelo governo de Jair Bolsonaro. A ideia é usar o reajuste para reforçar a ofensiva partidária destinada a impedir as privatizações da Eletrobras e dos Correios e vender ao eleitorado a ideia de que é preciso “renacionalizar” a Petrobras e aumentar a presença do Estado em empresas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país. Hoje, segundo a cantilena petista, a petrolífera brasileira se guia apenas pela lógica do lucro e está a serviço única e exclusivamente de seus acionistas, e não do desenvolvimento brasileiro.

“Renacionalizar” a Petrobras não significa reestatizar a empresa, que continuará com o capital aberto. Esse processo teria o objetivo, segundo os petistas, num discurso tipicamente de campanha, de colocar “os interesses do povo” acima do dos investidores na condução da companhia. O que isso significa na prática? Nos governos do PT, como se sabe, reduziu-se a tarifa de energia, por exemplo, na canetada. Foi um tiro no pé, e a medida contribuiu para um rombo bilionário nas contas da Eletrobras, que o governo Bolsonaro agora tenta privatizar, sob forte resistência da oposição.

Depois de anunciado o reajuste dos combustíveis, Lula atacou as privatizações. Disse ele no Twitter, rede social em que tem mais de 3 milhões de seguidores: “Você sabe por que a gasolina está cara? Você sabe por que o óleo diesel está caro? É porque este Brasil tinha uma grande distribuidora chamada BR que foi privatizada, e agora você tem 400 empresas importando gasolina dos Estados Unidos a preço de dólar quando nós temos autossuficiência e produzimos petróleo em reais”.

Essa posição do PT é antiga e conhecida. Em 2006, quando disputou a reeleição, Lula acusou o ex-governador Geraldo Alckmin de querer privatizar a Petrobras, o Banco do Brasil e outras empresas controladas pela União. Alckmin, que agora desponta como favorito para ser o vice de Lula na próxima sucessão presidencial, reagiu aparecendo em público todo enfeitado com símbolos de estatais. Os petistas também sempre acusaram os adversários de “entreguismo” — de uma suposta inclinação para entregar a Petrobras aos interesses das multinacionais, dos Estados Unidos e de todos os adversários ideológicos da legenda.

Durante muito tempo, esse discurso deu certo, mas faz tempo que ele perdeu a pretensa nobreza de propósito. A Operação Lava-Jato desmantelou um monumental esquema de corrupção que atuava, entre outros, na Petrobras e na Eletrobras. Diante das descobertas, estrelas petistas acabaram presas — entre elas, o próprio Lula e o ex-ministro José Dirceu. O ex-presidente ficou 580 dias encarcerado, mas acabou libertado depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as suas condenações. Na campanha é certo que os adversários dirão que o PT, ao defender a Petrobras a serviço dos interesses do povo, quer na verdade retomá-la para o controle do partido. Resta saber qual narrativa prevalecerá.

Veja

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Na época que foi presidente, a única coisa que fez foi implantar a CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS. Sabemos que viver hj não tá fácil, mas não vivemos crises causadas pelo governo, e sim, uma sequência de acontecimentos como o CORONAVIRUS E A GUERRA. Incrível como alguns querem colocar a raposa para cuidar do galinheiro. Lula foi responsável pela maior corrupção existente na história do Brasil. Vocês querem isso de novo?

  2. Eita que os ECONOBURROS do BG estão a todo vapor nesse domingão!
    Tem que tomar cuidado, isso pode ser contagioso.

  3. Vamos vender logo tudo para que essa família corrupta compre mais casas de 6 milhões. É melhor privatizar para que possamos ser explorados pelos acionistas.

  4. Esse bandido quer desmanchar a reforma trabalhista, tornar obrigatório pagar sindicatos, voltar a dar dinheiro a Cuba e a cumpanheirada dos países vizinhos etc.etc .etc. e tem mais, dessa vez com o aval do povo caso seja eleito, ou seja, exatamente do jeito que Zé Dirceu planejou.
    O nosso Brasil vira uma Venezuela sem nenhuma dúvida.
    O povo se fode todinhos e eles ganham e status de marajás.
    Aprendam a votar bando de burros, vcs estão levando na brincadeira uma coisa que é seríssima.
    Nós todos vamos se lascar com a destruição do país.
    Obram o olho bando de jumentos.

  5. Esse ladrão era pra está preso e não conversando miolo de pote , esse canalha deveria passar óleo de peroba nessa cara de pau, aí é farcista com força. Será que alguém ainda nessa lorota dele.

  6. Deixe de conversar merda 1-O Brasil não teve a perda de PiB como teve a Venezuela; 2- o desemprego no Brasil explodiu ainda na era do PT, fruto das burradas econômicas, de sair inflando gasto público, e crédito para virar dívida, sem nada útil em troca; 3- Esses tais 370 bi foram a custa de trocar dívida externa mas barata, por dívidas interna mais cara. O tal custo de carregamento. VÁ SE ALFABETIZAR.

  7. Foi quem mais roubou e mais vendeu campos de petróleo, LULADRAO quer voltar pra terminar o serviço sujo. Não basta os bilhoes que ele e sua quadrilha roubaram, colocar esses bandido novamente na direção da empresa , é literalmente entregar o ouro ao bandido.

    1. O larápio dos nove dedos se pegar a Petrobrás a levará a falência, acho que vão adquirir muitas refinarias superfaturadas mundo a fora, Passadena que o diga. A quadrilha petista está louca para colocar as patas no poder para destruir o país nos moldes da Venezuela e Argentina. O melhor lugar para Lula é a cadêia de onde nunca deveria ter saído.

    2. Pra roubar vale tudo!!!! E só se torna mais possível tendo estatal. Simples assim é vastamente comprovado na lava jato. Todo resto é arrumação do sistema e blz blz blz

  8. Qualquer semelhança com o chavismo não é mera coincidência.
    Doido pra meter as patas na grana, né? Sair entregando diretorias dessas e outras estatais pra companheirada e partidos da base.

    1. Calma titia, a Venezuela é aqui e quem transformou, foi o lixo do teu miliciano.
      Milhões de famintos, milhões de desempregados e se não fosse os 370 bilhões de dólares em reservas internacionais, que o Presidente Lula deixou, o buraco seria mais profundo que o seu.

    2. Sim, já que vcs dizem que a fome aumentou depois da saida do PT, pq será que o número de supermercados, atacarejos e afins só aumentou depois disso?

    3. Vá se informar sobre a queda do PIB nos últimos anos de Dilma (e suas causas), vá ler também sobre o preço que o Brasil paga pra manter essas reservas (troca de dívida externa por interna, mais cara).

    4. Prestem atenção, enquanto Emmanuel emite opiniões burras e distantes da realidade, meramente provocativas, o Manoel F vai saindo de cenário, repugnante.

    5. Emanuell, fome tem em Cuba lugar que o seu guru vive defendendo.
      Comida lá é controlada na cadernneta do governo tá.
      Vá estudar vagabundo, quero vê se tu quando aprender, tem coragem de defender esse outro.
      Além de vagabundo é ladrão da pior espécie.
      Tenho pena de vc, seu idiota.
      Vá estudar!!
      Burro de dois pé

Nenhum comentário:

Postar um comentário