domingo, 16 de abril de 2017

Políticos do RN teriam sacado propina em casas de câmbio

Domingo, 16 de abril de 2017

Lava Jato


Por Dinarte Assunção

O ex-diretor da Odebrecht Ariel Parente, ao revelar como teria desviado recursos para agentes públicos do Rio Grande do Norte, explicou que os pagamentos foram feitos em casas de câmbio.

Na Folha de hoje, há um gráfico explicando que o Setor de Operação Estruturadas da Odebrecht, ou setor de propinas, tinha dois sistemas paralelos de acesso restrito. Para a requisição, processamento, pagamento e controle de todas as operações era usado do MyWebDay “B”.


Mônaco Câmbio e Turismo em Recife foi alvo de uma das edições da Operação Lava Jato (Foto: reprodução)

Já para comunicação, troca de emails, arquivo e solicitações com pessoas fora da Odebrecht, era usado o Drousys.

Após acertarem os repasses, os executivos criavam codinomes e iniciavam um “programa” no Setor de Operações Estruturadas. Os executivos, então, solicitavam os pagamentos e tinham aprovação para realização do “programa”, que ganhava uma senha.

Secretárias do setor preparavam as ordens de pagamentos e começava o fluxo de dinheiro por contas bancárias para obter o valor. A programação do pagamento ia para o gerente do setor logo em seguida. Ele gerava, então, as ordens de pagamento.

Saques em Recife e São Paulo

Então erá só acionar, via Drousys, um doleiro ou operador para realizar o pagamento no exterior ou entregar o dinheiro em local combinado no Brasil.

De posse da senhas, as pessoas iam às casas de câmbio e retiravam os recursos.

Uma das casas de câmbio citadas no esquema para abastecer contas potiguares foi a Mônaco Câmbio e Turismo, em Recife.

O local foi alvo de busca e apreensão na 26ª fase da Lava Jato, batizada de Xepa, e que levou o marqueteiro João Santana para a cadeia.

Segundo Ariel Parente, em 2010, o volume de recursos para vários políticos era tamanho que o estabelecimento não dava conta. Assim, alguns saques foram feitos em São Paulo.

Fonte: Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário