segunda-feira, 27 de junho de 2016

Sérgio Moro intima Lula, a mulher Marisa, o empreiteiro Léo Pinheiro e os sócios de Lulinha

Segunda, 27 de junho de 2016 

Entre casos investigados estão sitio em Atibaia e tríplex no Guarujá


O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, mandou intimar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a retomada dos inquéritos que apuram ocultação de patrimônio e possíveis benefícios recebidos de empreiteiras envolvidas na Lava-Jato. Entre eles estão as investigações sobre o sítio de Atibaia, usado pelo ex-presidente, o tríplex no Guarujá e pagamentos recebidos pela empresa LILS Palestras.

À exceção do diálogo entre Lula e a presidente afastada Dilma Rousseff – no qual ela dizia que estava enviando por um emissário o termo de posse do ex-presidente como ministro da Casa Civil – retirada dos autos por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), as demais interceptações telefônicas, de acordo com despacho de Moro, poderão ser usadas no inquérito e eventual ação penal, mantido sigilo em relação a terceiros.

Além de Lula, estão sendo intimados outros envolvidos nas investigações, entre eles a mulher do ex-presidente, Marisa Letícia; o empresário Léo Pinheiro, da OAS, que reformou o triplex no Guarujá; e os sócios do sítio de Atibaia, Jonas Suassuna Filho e Fernando Bittar. Todos têm prazo de cinco dias para apresentar os pedidos que tinham encaminhado ao STF e as procurações de seus advogados.
Semana passada, o ministro do STF Teori Zavascki devolveu para Moro as investigações sobre Lula que estavam no tribunal. Ao todo, foram três petições, três inquéritos e dez ações cautelares. Todos os processas estão sob sigilo.
Anteontem, Teori enviou para a Justiça Federal em Brasília o inquérito em que Lula foi denunciado por tentativa de atrapalhar as investigações da Lava-Jato. Ele teria participado de articulação para silenciar o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que negociava acordo de delação premiada.

Fonte: Carlos Skarlack

Nenhum comentário:

Postar um comentário