11 de agosto de 2014

Depois de não contar com a candidatura do mossoroense da gema, o ex-deputado Francisco José, faria opção entre um desconhecido de Mossoró?
Reza a lenda política que o prefeito de Mossoró Francisco José Júnior (PSD), depois do indeferimento do pedido de registro de candidatura de seu pai, o ex-deputado estadual Francisco José (PROS), estaria a um passo de fazer opção entre dois nomes.
De acordo com o que se especula as opções do chefe do Executivo mossoroense para a Assembleia Legislativa seriam o deputado estadual, José Dias e o ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, ambos do PSD.
Como aqui buscamos trabalhar com fatos e, não com lendas – leia-se especulações -, prefiro me pautar pelo que declarou o próprio prefeito, na noite de quinta-feira, quando em entrevista ao blog ele disse que ainda estava avaliando se apoiaria algum nome para deputado estadual.
Então, se o prefeito não confirmou se iria apoiar algum nome para deputado estadual o que temos são duas realidades.
A primeira, é que quando optou por lançar o nome de seu pai para deputado estadual, Francisco José Júnior dispunha de um nome pois, com história. Sim, Francisco José é um político com história em Mossoró.
E quando afirmo que o “Irmãozinho” – como o pai do prefeito é tratado -, tem história, me reporto não apenas ao seu currículo do qual consta alguns mandatos de vereador, em Mossoró, e de deputado estadual.
A história de Francisco José é de sintonia fina com Mossoró, pois, ele não apenas é da cidade, mas igualmente, aqui sempre residiu e trabalha. E o que é mais importante: Francisco José sempre trabalhou pela cidade, em especial, pelos menos favorecidos e mesmo quando esteve sem mandato.
Isto é fato.
Portanto, se candidato fosse Francisco José teria não apenas o apoio inconteste da foça do prefeito e, por conseguinte, da máquina da Prefeitura de Mossoró. Sim, Francisco José contaria em seu favor, igualmente, a identificação de que dispõe para com a cidade e seu eleitorado.
A outra realidade é que os dois nomes especulados até agora, por setores da imprensa do Estado, dentre os quais o prefeito poderia fazer opção para apoiar para Assembleia Legislativa, ao contrário do “Irmãozinho”, não tem nenhuma identidade como Mossoró.
O deputado estadual José Dias, por exemplo, não consta nos anais da política local de que tenha, pelo menos visitado Mossoró nos últimos anos. Ao menos oficialmente, não lembro de nenhum compromisso do mesmo na cidade.
Muito menos existe algum projeto ou emenda parlamentar em prol de Mossoró que o senhor José Dias tenha apresentado na Assembleia Legislativa.
Já o candidato Galeno Torquato nem ao menos poderia ser cobrado por alguma iniciativa em benefício de Mossoró, já que seu grande feito como político foi ter sido prefeito de um pequeno município como São Miguel.
Assim sendo, Galeno Torquato não teria como ter feito algo, por mais insignificante que fosse, em prol de Mossoró, pois, teria mesmo é que buscar realizar alguma obra – se é que realizou – por sua cidade São Miguel.
Fonte: Carlos Scarlack
Nenhum comentário:
Postar um comentário