martins em pauta

domingo, 24 de maio de 2026

Justiça dos EUA autoriza que Moraes seja notificado por email em processo da Trump Media sobre liberdade de expressão

Domingo, 24 de maio de 2026

Foto: Rosinei Coutinho/STF e Kevin Dietsch/Getty Images via AFP

A Justiça dos Estados Unidos autorizou que as empresas Rumble e Trump Media notifiquem o ministro Alexandre de Moraes, do STF, por email em um processo que discute liberdade de expressão e decisões judiciais brasileiras sobre plataformas digitais.

A decisão foi tomada na sexta-feira (22) por um tribunal federal da Flórida. As empresas têm 30 dias para comprovar o envio da notificação aos endereços eletrônicos ligados ao STF e ao gabinete do ministro.

Segundo a ação, Moraes teria determinado bloqueios de perfis e remoção de conteúdos em plataformas digitais, o que as companhias classificam como “censura extraterritorial”.

O juiz considerou válida a notificação por email porque um dos endereços já foi usado em comunicações anteriores com a Rumble e o outro é público no site do STF.

Caso Moraes não responda dentro do prazo, as empresas poderão pedir julgamento à revelia, quando o processo segue sem manifestação da defesa.

A ação tramita nos Estados Unidos desde fevereiro de 2025. Rumble e Trump Media, dona da rede Truth Social, pedem que decisões do STF não tenham validade em território americano, alegando violação da Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão.

A Rumble está suspensa no Brasil após descumprir ordens judiciais e não indicar representante legal no país. O advogado das empresas, Martin De Luca, afirmou que a decisão “destravou” o processo e cobrou uma resposta do ministro brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643