martins em pauta

sábado, 26 de março de 2022

Bonner faz mea-culpa no JN e pede desculpas por fake news sobre guerra na Ucrânia (veja o vídeo)

 Sábado, 26 de Março de 2022


 

No início da guerra da invasão da Ucrânia pela Rússia, no dia 25 de fevereiro, o JN publicou notícias muito emblemáticas do horror que uma guerra produz. Um tanque que mudou repentinamente de rota e que esmagou um carro que transitava em sentido contrário
Na escalada de manchete daquela edição, na descrição dessa cena nós dissemos que um tanque russo tinha cometido uma covardia brutal e essa afirmação não tinha base suficientemente sólida para ser feita. Foi um erro.

Disse Bonner, fazendo um mea-culpa ao ressaltar que já se passavam 24 dias desde o fato e que a imprensa internacional ainda não tinha conseguido esclarecer os fatos.

Essa foi mais uma bola fora não só da Globo, mas de boa parte da velha-mídia brasileira, como o site O Antagonista, que cometeu o mesmo erro básico de jornalismo do JN. Os Antas, porém, ainda não vieram a público para reconhecer que cometeram Fake News.

Aqui no JCO, por exemplo, esse mesmo vídeo foi divulgado em uma matéria que mostrou um apanhado de cenas fortíssimas de guerra no Leste Europeu. Mas evitamos afirmar que se tratava de um tanque russo ou ucraniano, justamente por falta de fatos comprobatórios.

Vale lembrar que o homem, dentro do carro atingido, sobreviveu.

Confira abaixo, o pedido de desculpas de William Bonner em uma edição em que incluímos o tanque passando sobre o carro e a ação de resgate da vítima.

Assista:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643