martins em pauta

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Queiroga desmente Doria

Quinta, 13 de Maio de 2021

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, rebateu a declaração do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de que supostos desgastes diplomáticos com a China estariam impedindo a liberação de insumos farmacêuticos para o Brasil.

“Não existe entrave diplomático”, garantiu.

Nesta quarta-feira (12), o Instituto Butantan disse que se reuniu com embaixador do Brasil, em Pequim, mas não conseguiu avançar na pauta sobre a liberação de dez mil litros do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que aguardam autorização para embarque no país asiático. Queiroga e o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, participaram do encontro.

O governador João Doria se pronunciou sobre o caso:

“Enquanto tiver um entrave diplomático, a China não autorizará o embarque do insumo”.

O Ministério das Relações Exteriores informou, por meio de nota, que a pasta mantém tratativas com a China e "acompanha permanentemente o processo de autorização de exportação de IFAs, inclusive por meio da Embaixada do Brasil em Pequim".

A pasta refutou as alegações do tucano e afirmou que as "autoridades chinesas comprometeram-se a fazer todo o possível para cooperar com o Brasil no combate à pandemia de Covid-19 e reiteraram que eventuais atrasos não são intencionais, dado que a China está exportando IFAs para diversos países"; o que tem gerado sobrecarga tanto na fabricação de vacinas e insumos quanto nos trâmites burocráticos necessários para liberação.

O Governo Chinês autorizou a liberação dos IFAs para o Brasil no mês de maio.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643