martins em pauta

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Estão distorcendo o que o presidente fala e divulgando falsamente no exterior

Segunda, 10 de Maio de 2021

A mídia estrangeira continua acreditando nas falácias ditas pela mídia do ódio brasileira e, pior, no conhecido “método do telefone sem fio” (aquela brincadeira que fazíamos quando criança, em que o primeiro da fila diz algo e o ultimo recebe uma mensagem totalmente distorcida em relação à original), entrega uma notícia ainda mais distante dos fatos.

Um exemplo está na matéria publicada neste final de semana pelo RTP um dos maiores e mais tradicionais grupos de comunicação de Portugal.

No título:

“Jair Bolsonaro quer acabar com o voto eletrónico nas eleições do Brasil”

E é disponibilizado ainda um vídeo curto, editado apenas com o trecho em que o presidente afirmou que se o congresso promulgar o voto impresso, assim será feito, a não ser que não ocorra eleições.

Link da matéria e do vídeo:

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/jair-bolsonaro-quer-acabar-com-o-voto-eletronico-nas-eleicoes-do-brasil_a1318181

Bastam, portanto, menos de cinco linhas e um vídeo com conteúdo totalmente retirado de um contexto muito maior, para que uma nação inteira, do outro lado do Atlântico, seja portadora de uma mensagem que transparece um presidente ditador e que ameaça as eleições.

Realmente algo preocupante quando aqui todos sabemos que Bolsonaro jamais defendeu o fim do voto eletrônico ou das urnas que permitem este tipo de voto, mas que, na verdade, ele sempre cobrou a impressão deste voto, em papel (como ocorre quando efetuamos um pagamento com cartão e recebemos o pequeno cupom ou comprovante emitido pela máquina).

Algo simples, prático, cuja tecnologia é acessível e barata e, principalmente, auditável.

Mas curiosamente há uma verdadeira cruzada da oposição e dos adversários do atual governo, alimentados e divulgados pela mídia extrema, em sua guerra cheia de ódio e mentiras para derrubar o presidente a qualquer custo, se possível, antes mesmo do pleito de 2022.

Fica um alerta para os canais de comunicação estrangeiros, para que tenham mais cuidado e profissionalismo, e que abram mão de qualquer ideologia (até porque não conhecem absolutamente nada da realidade brasileira, ainda que julguem saber), ao reproduzir ou repercutir notícias daqui.

A mentira, que sempre teve pernas curtas, ganhou asas e atravessa o planeta na velocidade da luz por causa da internet … e antes que possamos desmascará-la, ela já foi contada muito mais do que mil vezes para se tornar verdade.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643