martins em pauta

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Lira amplia vantagem contra Baleia entre deputados baianos para eleição na Câmara

 Quinta, 28 de Janeiro de 2021


por Ailma Teixeira / Bruno Luiz

Lira amplia vantagem contra Baleia entre deputados baianos para eleição na Câmara
(Á esq.) Baleia Rossi e (à dir.) Arthur Lira | Foto: Montagem/ BN


Se dependesse dos parlamentares baianos, Arthur Lira (PP-AL) seria eleito presidente da Câmara dos Deputados. Dos 39 que representam o estado na Casa, 27 já declararam voto no candidato, enquanto 11 fecharam apoio ao adversário de Lira, Baleia Rossi (MDB-SP), nome lançado pelo atual chefe do Legislativo Nacional, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

 

Desde segunda-feira (25), quando participou em Salvador de almoço com deputados e de reuniões com o governador Rui Costa (PT) e o presidente nacional do DEM, ACM Neto, Lira somou dois votos até então desconhecidos, mostra levantamento do Bahia Notícias. Um deles foi o de Pastor Sargento Isidório, que confirmou ao Bahia Notícias que vai seguir a orientação nacional de seu partido, o Avante, e votar no "amigo Lira". O outro foi o da deputada federal Dayane Pimentel (PSL). Ela resolveu caminhar conforme posicionamento de sua sigla, que, inicialmente, decidiu por apoio a Baleia Rossi, mas se converteu a Lira.

 

Do outro lado, Baleia ganhou o voto do deputado federal Zé Neto (PT), que ainda não havia decidido quem apoiaria. À reportagem, o parlamentar airmou que, por ser "partidário", vai marchar com o candidato. "Mas acho que ele [Baleia] ainda precisa melhorar a plataforma de candidatura e incluir questões que são essenciais para o país", ponderou o petista.

 

O placar mostra que Baleia tem na Bahia, basicamente, apoio de partidos de esquerda: PT, PSB, PCdoB e PDT. Já Lira tem um amplo arco de alianças no estado e está fechado com PP, PL, Republicanos, PSD, Avante, Podemos e PSL.

 

O DEM é um caso à parte. O presidente nacional da sigla, ACM Neto, diz que o partido está com Baleia, candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas a Bahia é um exemplo de estado onde toda a bancada já se declarou pró-Lira. Por outro lado, Neto já adiantou que não haverá retaliações a quem seguir contra (saiba mais aqui). 

 

Veja abaixo como cada deputado baiano deve votar no dia 1º de fevereiro:

Arte: Paulo Victor Nadal/ Bahia Notícias



Fonte: Bahia Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643