martins em pauta

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

EUA emitem alerta contra terror doméstico por “motivação ideológica”

Quinta, 28 de Janeiro de 2021


Foto: JIM URQUHART / REUTERS

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos emitiu um boletim para alertar sobre um ambiente de alta ameaça” no país. O documento foi publicado nesta quarta-feira (27) e informa sobre a possibilidade de “alguns extremistas violentos com motivação ideológica” continuarem a se mobilizar para incitar ou cometer atos de violência.

De acordo com o comunicado, esses grupos extremistas têm “objeções ao exercício da autoridade governamental e à transição presidencial, bem como outras queixas percebidas alimentadas por narrativas falsas”. O alerta é válido até o dia 30 de abril.

O órgão de defesa lembra que desde 2020 os Estados Unidos são palco de ações extremistas violentas por parte de “indivíduos com pontos de vista opostos”. Entre as motivações dessas ações, o comunicado pontua a “raiva sobre as restrições do COVID-19, os resultados das eleições de 2020 e o uso da força pela polícia”.

“O Departamento de Segurança Interna teme que esses mesmos impulsionadores da violência permaneçam até o início de 2021 e alguns extremistas domésticos possam ser encorajados pela violação do Capitólio dos Estados Unidos em Washington, em 6 de janeiro de 2021, para atingir autoridades eleitas e instalações governamentais”, diz o texto.

O comunicado aconselha a população a ficar preparada para o risco de eventos violentos. O boletim orienta a população a evitar grandes multidões, incluindo protestos, prestar atenção nos arredores, ter cuidados com a segurança pessoal, levar consigo anotações com os contatos de emergência, bem como informações médicas e outras necessidades.

A orientação é para que os norte-americanos denunciem condutas suspeitas e ameaças de violência, incluindo atividades online.

O boletim é um aviso de status inferior utilizado para alertar o público sobre riscos gerais. Está abaixo do alerta elevado e do alerta iminente, este último divulgado quando há ameaça real de ataque terrorista aos Estados Unidos.

Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643