martins em pauta

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

TSE tentará cruzar dados de ataque hacker ao sistema com investigação sobre fake news

Sexta, 20 de Novembro de 2020

Foto: reprodução/TSE

A fim de aumentar a amplitude da investigação sobre os ataques sofridos pelo Tribunal Superior Eleitoral no dia das eleições municipais em 2020, o TSE escolheu o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes para presidir a comissão que investiga os ataques.

A escolha de Moraes se deu pelo fato dele ser o relator das investigações sobre os atos antidemocráticos e das fake news e o intuito é usar a expertise do ministro e sua equipe para cruzar dados das investigações e tentar descobrir relação entre os casos.

O TSE quer descobrir se existe relação entre os caluniadores, já identificados nos outros dois inquéritos, com a tentativa de invadir o sistema do TSE. O ataque foi usado para que fossem despejadas na internet uma série de teorias da conspiração a respeito das urnas.

O objetivo é realizar um cruzamento de dados para ver se há ação coordenada de propagadores de fake news que já estão na mira do STF.

O juiz instrutor e a secretaria administrativa da comissão criada pelo TSE são dois assessores de Moraes, que já atuam nos inquéritos de fake news e dos atos antidemocráticos.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643