martins em pauta

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Barroso diz que comissão estuda ‘voto do futuro’: ‘Urnas eletrônicas custam caro’

Quarta, 16 de Setembro de 2020

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, afirmou em entrevista à CNN que comissão já estuda a superação das urnas eletrônicas. Apesar de acreditar que os equipamentos são confiáveis, o ministro defendeu que mudanças podem acontecer no futuro, diminuindo os custos das eleições.

“Já temos uma comissão estudando o voto do futuro, porque as urnas eletrônicas embora eficientes custam muito caro.”

“Nós temos uma comissão estudando como as pessoas poderão votar do seu próprio dispositivo, possivelmente, pelo menos num primeiro momento, comparecendo ao local de votação pela preocupação com o sigilo do voto”, afirmou ele, explicando que não há previsão para implementação de possíveis projetos.

Eleições 2020

Durante a entrevista, o presidente do TSE ainda demonstrou preocupação com as notícias falsas e afirmou que o órgão pretende combatê-las.

“O que nos preocupa é essas campanhas de milícias criminosas que seguem um comando verticalizado que são financiadas e são mercenários a serviço do descrédito da democracia. É isso que estamos enfrentando quando estamos falando de combate às Fake News”, defendeu.

“Candidato ofender o outro já temos mecanismos que funcionam razoavelmente bem, como a tirada do programa [eleitoral] do ar e direito de resposta. O que nos preocupa é o uso de mecanismos tecnológicos por essas milícias digitais do mau.”

O ministro ainda afirmou que está procurando “convocar as pessoas a jogarem limpo” nas eleições.

UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643