martins em pauta

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Pressionada por cientistas, OMS “atualiza” entendimento sobre transmissão do Coronavírus

Quarta, 08 de Julho de 2020

Maria Van Kerkhove


A Organização Mundial da Saúde sempre manteve firme a posição que o coronavírus dissemina-se principalmente através de gotículas expelidas pelo nariz e pela boca de uma pessoa infectada, que logo caem no chão.

Isso mudou... Ou, pelo menos, foi "atualizado".

Nesta segunda-feira (7), 239 cientistas de 32 países cobraram, por meio de uma carta aberta, que a entidade atualizasse suas orientações sobre como a Covid-19 se espalha.

Na carta, os cientistas afirmam que o vírus se move pelo ar em gotículas ainda menores que as geradas por espirro ou tosse e, portanto, é capaz de alcançar distâncias maiores do que dois metros em ambientes fechados.

Assim, a OMS reconheceu nesta terça-feira (7) “evidências emergentes” de transmissão pelo ar do novo coronavírus.

“Temos conversado sobre a possibilidade de transmissão pelo ar e transmissão por aerossol como uma das modalidades da Covid-19”, declarou Maria Van Kerkhove, principal autoridade técnica da organização para a pandemia de Covid-19.

Em entrevista ao New York Times, especialistas afirmaram que o comitê de prevenção e controle de infecções da OMS estava desatualizado em relação à transmissão aérea do vírus.

Portanto, em ambientes fechados, o distanciamento de dois metros não é suficiente para evitar a contaminação.
Fonte: O Antagonista
da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643