martins em pauta

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Paulo Guedes finaliza proposta da reforma tributária do governo

Quinta, 16 de Julho de 2020


O ministro da Economia, Paulo Guedes, finalizou a proposta de reforma tributária que o governo federal apresentará ao Congresso. O texto deve tratar de uma tributação sobre transações financeiras em meios eletrônicos que terá uma alíquota em torno de 0,2% com um gatilho estabelecendo um piso, para evitar o uso indiscriminado da fonte arrecadatória.

A ideia é que a arrecadação advinda com esse imposto sobre transações financeiras (ITF) seja utilizada para desonerar a folha de pagamento. Ou seja, a despesa previdenciária que os patrões têm com cada trabalhador. O governo quer tirar os gastos com INSS das costas dos patrões e, assim, ampliar o capital para investimentos.

A ideia é que algumas empresas usem esse “novo dinheiro” para ampliar a mão de obra. Já outras empresas, poderiam investir em ampliação de lojas. De uma forma ou outra, seria um “empurrão” à atividade econômica do país.

A reforma tributária proposta pelo governo defenderá, ainda, uma simplificação de impostos federais. Guedes sempre defendeu uma unificação de impostos, a fim de facilitar a vida do brasileiro.

Créditos: Gazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643