martins em pauta

sábado, 11 de julho de 2020

CORONAVÍRUS: 300 médicos potiguares divulgam abaixo-assinado defendendo tratamento precoce e prevenção conforme protocolos do Ministério da Saúde, Cremern e Prefeitura do Natal

Sábado, 11 de Julho de 2020

Um grupo de 300 médicos que atuam no Rio Grande do Norte divulgou uma carta à população potiguar, alertando para que ao sentir os primeiros sintomas busque um serviço de saúde e não deixem de seguir os protocolos de tratamento precoce e prevenção recomendados pelo Ministério da Saúde, Prefeitura do Natal e CREMERN. Leia a íntegra abaixo.

Abaixo-Assinado de Médicos do RN

Carta à população

Aos primeiros sintomas da COVID19, procure um serviço de saúde, não fique em casa esperando a falta de ar! Essa doença tem alternativas terapêuticas e elas devem ser iniciadas o mais precocemente possível!

Frente à pandemia da COVID19 e em respeito à vida dos nossos pacientes, nós médicos abaixo relacionados informamos à população do RN que apoiamos os protocolos de tratamento precoce e prevenção da COVID19 do Ministério da Saúde, do CREMERN e da PMN.

Defendemos o tratamento precoce baseado na compreensão dos fenômenos fisiopatológicos que ocorrem na doença e em vários trabalhos científicos que demonstraram melhores resultados em pacientes que usaram medicamentos nas fases iniciais da COVID19.

Somos médicos de diversas especialidades que trabalham em unidades básicas, ambulatórios, consultórios, enfermarias, UTIs e unidades de emergências. Estamos convictos da necessidade de tratamento nas fases iniciais da COVID19, considerando a gravidade e a incerteza da evolução dessa doença e do seu forte impacto nos sistemas de saúde do mundo inteiro.

Milhares de médicos têm observado que tratar a COVID19 logo no início pode evitar a necessidade de internação, de intubação e ventilação mecânica e, consequentemente, diminuir o risco de morte. Estas observações têm se repetido em países europeus, em vários estados do Brasil e aqui entre nós. O tratamento precoce pode salvar vidas, emprega medicamentos antigos e seguros, é simples e acessível a todos!

Reconhecemos a importância da medicina baseada em evidências, mas diante de uma doença aguda, pandêmica e devastadora como a COVID19, não podemos esperar os resultados de estudos científicos robustos, pois eles são demorados e complexos de realizar.

Vivemos um momento inédito na medicina moderna, que exige de nós prudência e atitudes assertivas! Portanto, nossa proposta baseia-se em estudos clínicos observacionais, no conhecimento fisiopatológico da COVID19, na farmacologia e nos estudos in vitro dos medicamentos propostos, no bom senso e nos princípios da benevolência e da não maleficência, que devem guiar sempre a boa prática médica! Lembramos que a prescrição é um ato médico e, portanto, desestimulamos fortemente a auto-medicação.

Clique AQUI e confira os médicos que assinam o documento.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Costa
    Para afirmar que "Prevenir é melhor do que remediar" não necessita de nota, pois é ditado antigo sobre o qual não há questionamento pela população.
    O que chama a atenção na nota é a ausência de citação dos nomes dos medicamentos cujo uso é defendido pelos 300 no tratamento precoce, até para possibilitar o contraditório por outros profissionais ou entidades.
  2. Flávio
    Todos estes protocolos que estão sendo utilizados são baseados em estudos científicos, mas ainda não tiveram a total comprovação cientifica.
    Mas tiveram a comprovação nos resultafos clinicos diarios e na sensibilidade e conhecimento médico, tenho certeza que a comprovação cientifica virá, e vcs sairão desta pandemia com a certeza que fizeram o melhor e muitas vidas foram salvas pela coragem e determinação de vcs.
    Aos que esperam pela confirmação cientifica para poder tomar decisões, devem repensar suas condutas profissionais.
    Pois se a medicina só tivesse evoluido através da confirmação científica estaríamos ainda tomando chá de pedra.
  3. Hedylamar
    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏#CloroquinaCura
  4. Lucianobrito
    A culpa é da propaganda fica em casa que o isolamento é a vacina pra população. O desastre do isolamento que não deu certo em lugar algum sem base científica. governadores , prefeitos que aderiram a está aberração com este genocídio são os verdadeiros culpados.
  5. Pepe
    300 assinaram,mas e os que não assinaram,sáo 5.000…,o fato é que as vezes tem que se fazer algo..No entanto,agora o mais importante sáo as medidas de proteção e o bom manuseio clinico das compliicaçoes.
  6. Talita
    Meus aplausos a esses médicos maravilhosos que estão colocando acima de tudo a vida humana.
  7. Julio
    Esse protocolo vem tarde pra quem teve seus entes queridos se debatendo em casa e vcs só diziam que era pra ficar em casa e muita gente morreu por essa determinação, chegava na upa e era mandado pra casa. A classe médica tem culpa. Pelo contrário, o mundo deve-lhes favor pro resto de nossas vidas. Sao Paulo fez essa prevençao e avisava que estava dando certo. Aqui no Estado faltou esse tratamento para os mais pobres. Culpa do governo federal, estadual e principalmente municipal.
  8. JR & JR
    E haja cartas, eu oq temos para hoje eh culpar a própria população, eh isso meu Brasil?
    • Caldas
      Jumento Rinchando ao quadrado, quem ta culpando a população? É cada imbecil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643