martins em pauta

quinta-feira, 11 de junho de 2020

SP começa a testar vacina chinesa contra coronavírus em humanos em julho, após parceria com o Instituto Butantan

Quinta, 11 de Junho de 2020


Foto: Rita Álvarez Tudela/EFE

Os primeiros testes com a vacina chinesa contra o coronavírus, do laboratório Sinovac Biotech, em humanos devem começar ainda em julho em São Paulo, após uma parceria com o Instituto Butantan.

Nove mil voluntários passarão pela etapa final de testes da vacina, para comprovação de eficácia e segurança.

Em entrevista nesta quinta-feira (11), o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que, se estes testes forem bem-sucedidos, a produção poderá ser feita em larga escala ainda no primeiro semestre do ano que vem.

“Comprovada a eficácia e a segurança da vacina, o Instituto Butantan terá o domínio da tecnologia, que poderá produzir em larga escala até junho de 2021 para fornecimento gratuito ao SUS.”

A Sinovac Biotech é uma empresa privada chinesa, com sede em Pequim, especializada na produção de vacinas.

Chamada de CoronaVac, esta é uma das dez vacinas em estágio mais avançado no mundo e que foram aprovadas para testes finais em humanos, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Diversos laboratórios chineses já tinham conhecimento em outro tipo de coronavírus semelhante, o que provocou a SARS, em 2002. Por isso, foi mais rápido adaptarem as linhas de pesquisa para o SARS-CoV-2, que causa a covid-19, e tem semelhança genética com o primeiro.

A CoronaVac utiliza pedaços genéticos do SARS-CoV-2 inativado para acionar o sistema imunológico e criar anticorpos antes que haja o contato com o próprio vírus.

Estudos recentes mostraram resultados promissores da vacina em macacos rhesus. Posteriormente, 1.000 voluntários foram submetidos a testes na China, nas fases 1 e 2.

A terceira fase ocorrerá no Brasil e será patrocinada pelo Instituto Butantan.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643