martins em pauta

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Estudo aponta que antidiabético pode reduzir morte de mulheres por covid-19

Quarta, 24 de Junho de 2020

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O uso de um antidiabético pode reduzir as mortes em mulheres com a covid-19 e em estado grave, concluiu um estudo produzido pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. 

Dados ainda preliminares apontaram que diabetes e obesidade são agravantes para pacientes com a doença, no entanto, aquelas que já faziam uso do metformina se recuperarem melhor do novo coronavírus. De acordo com o Uol, a metformina reduziu de 21% a 24% o risco de morte por covid-19 em mulheres.

O estudo avaliou 6 mil pacientes com obesidade e diabetes. Entre eles, 2 mil estavam tomando a metformina, um antidiabético oral e um dos medicamentos mais usados no tratamento do diabetes tipo 2. Publicado no final de semana, o documento ainda será revisado por pares antes de ser publicado. Testes clínicos formais ainda serão necessários, segundo a equipe.

O resultado foi "surpreendente", falou o médico e principal autor do estudo, Christopher Tignanelli. Segundo ele, quatro estudos menores já haviam apontado evidências de que o medicamento poderia ajudar na recuperação de pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643