martins em pauta

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Inep estuda aplicar Enem 2020 em um único dia, com menos questões

Sexta, 22 de Maio de 2020


Candidatos se encontram para realizar Enem 2019 na Universidade Santa Úrsula, no Rio. Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia reduzir o tamanho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, de acordo com reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”. A prova, que normalmente é realizada em dois dias, poderia ser aplicada em apenas um, com menos questões.

Segundo o jornal, os técnicos do Inep estão calculando quantas questões podem ser retiradas do exame sem que o modelo estatístico que afere as notas de cada candidato, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), seja comprometido. Isso porque a TRI usa os índices de acerto e erro de cada questão para determinar quais são as perguntas fáceis, médias e difíceis. Apesar da retirada de algumas questões, a intenção seria manter o nível de dificuldade geral da prova.

Reduzir de 45 para 30 o número de questões de cada área seria uma das possibilidades avaliadas pelo instituto. Hoje o Enem tem, ao todo, 180 questões, divididas em provas de quatro áreas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Com a redução, o número cairia para 120.

Outra ideia é abreviar o enunciado de cada questão, para agilizar a leitura da prova. Desse modo, ela poderia ser realizada num único dia.

A mudança no Enem viria para atender a uma demanda das universidades privadas, que temem que o adiamento do exame possa comprometer o ano letivo de 2021. O argumento das entidades é que os alunos só começam a procurar as instituições particulares depois de não conseguirem vaga nas públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Alguns representantes das universidades privadas defendem até mesmo que o Inep abra mão da prova de redação. Isso, segundo eles, poderia acelerar a liberação das notas.

O adiamento do Enem 2020 foi anunciado pelo Inep na última quarta-feira. O exame, que estava marcado para os dias 1º e 8 de novembro, deve ser realizado entre 30 e 60 dias após as datas originais, adiantou o instituto.

O GLOBO procurou o Inep, que ainda não respondeu.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643