martins em pauta

sábado, 23 de maio de 2020

Delação aponta Witzel como ‘chefe supremo’ de escândalo de corrupção, diz revista

Sábado, 23 de Maio de 2020

Wilson Witzel


Nesta sexta-feira, 22, a Revista Veja dá conta de que a delação do empresário Arthur Soares, conhecido como “Rei Arthur”, apontaria o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, como chefe de um esquema de corrupção no estado.

Segundo a Veja, em março passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu uma proposta de acordo de delação que contém informações que empurram Witzel para o centro de um novo escândalo. O governador é apontado como o “chefe supremo” de um esquema montado para extorquir empresas prestadoras de serviço.

“O enredo da história segue a cartilha clássica dos manuais de corrupção: o governo alega que não tem dinheiro suficiente para quitar as dívidas com os credores, atrasa os pagamentos, acena depois com a possibilidade de uma negociação e, por fim, surge alguém com a solução mágica — quem concorda em pagar propina ganha a preferência na fila do caixa. O autor dessas revelações é o empresário carioca Arthur Soares, conhecido como 'Rei Arthur'. Em menos de um ano, segundo ele, o esquema teria arrecadado cerca de 30 milhões de reais com a cobrança de 20% a 30% do valor de cada fatura paga”, diz a matéria.

A Revista Veja ainda afirma que teve acesso ao documento, onde o empresário descreve o funcionamento do esquema de corrupção montado pelo governador. Segundo ele, Witzel opera tudo por meio de dois personagens — o pastor Everaldo Pereira, presidente do PSC, o partido do governador, e o secretário estadual da Casa Civil e Governança, o ex-deputado federal André Moura, que é citado na narrativa como o responsável por intermediar as negociações para o recebimento da propina.
“Arthur Soares conta que teve certeza sobre a existência, a dimensão e os personagens envolvidos depois que foi alvo de um achaque. Ele diz que tinha cerca de 100 milhões de reais a receber do governo. Em julho, seu irmão, Luiz Soares, foi avisado de que a dívida seria integralmente quitada desde que ele concordasse em pagar 20% do valor. O empresário não aceitou, e o contrato de sua empresa com o governo foi suspenso”, diz a Veja.
Witzel negou as acusações.
Fonte: Revista Veja
da Redação / Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643