martins em pauta

sábado, 21 de março de 2020

Nuvem 'cumulus nimbus' chama a atenção de moradores de Feira de Santana e região

Sábado, 21 de Março de 2020 


por Lula Bonfim
Foto: Leitor / BN

Moradores dos territórios de identidade do Portal do Sertão e do Sisal ficaram surpresos com uma formação de nuvens que apareceu no céu desta quinta-feira (19). O fenômeno chamou a atenção pelo formato de bigorna e pela coloração diferente. O Bahia Notícias entrou em contato com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que explicou o fenômeno.

“Essa formação de nuvem é denominada cumulus nimbus. Ela se dá devido a uma zona de baixa pressão e instabilidade atmosférica, com uma corrente ascendente de ar que transporta a umidade da superfície para altos níveis atmosféricos e, posteriormente, essa umidade se condensa devido a diminuição da temperatura, para se transformar em nuvem”, disse, em nota.

Cumulus Nimbus (Foto: Leitor / BN)

Segundo o Inema, esse tipo de nuvem é muito comum em tempestades de verão e normalmente pode ser observada em períodos da tarde. “A alta temperatura do solo nesses horários fornece energia suficiente para a sua formação”.

Já a coloração da nuvem seria provocada pela incidência da luz solar. “A curiosidade nas imagens é a coloração da nuvem, que se dá devido ao ângulo do sol se pondo em relação a nuvem, com os raios de sol e iluminando de baixo para cima, nos fornecendo mais um espetáculo da natureza”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643