martins em pauta

quinta-feira, 26 de março de 2020

A cada 4 segundos uma pessoa morre de fome no mundo!

Quinta, 26 de Março de 2020


Mesmo com o mundo produzindo alimento suficiente para toda a população do planeta, a cada 4 segundos uma pessoa morre de fome. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou um alerta: 1,4 milhão de crianças correm o risco de morrer de fome em quatro países: Iêmen, Nigéria, Somália e Sudão do Sul. O último declarou oficialmente que é atingido por um “surto de fome”.

O diretor-executivo da agência da ONU declarou que o “tempo está acabando” para essas crianças. Anthony Lake disse ser possível salvar essas vidas, mas para isso é preciso ação rápida.

Lake espera que a tragédia da fome que afetou o Chifre da África em 2011 não se repita. No Sudão do Sul, por exemplo, são 270 mil crianças com desnutrição severa. Milhões de adultos sul-sudaneses não têm o suficiente para comer. Em fevereiro, a ONU declarou ‘Estado de fome’ no país.

A situação no Sudão do Sul já vem preocupando há algum tempo. 5 milhões de pessoas estão na situação de insegurança alimentar severa, o último passo antes de chegar à situação de fome aberta, no qual as pessoas começam a morrer de fome diariamente. 2% da população está morrendo de fome.

Na Somália, o problema é a seca, esta tão grave que quase metade da população não tem comida suficiente. Um total de 6,2 milhões de pessoas. A desnutrição severa deve afetar 270 mil crianças nos próximos meses. Outro país em conflito, o Iêmen, viu o total de crianças nesta condição subir 200% desde 2014: atualmente, 462 mil menores iemenitas estão desnutridos.

Neste ano, a ONU trabalha para fornecer tratamento para 940 mil crianças com desnutrição grave no Sudão do Sul, na Somália, na Nigéria e no Iêmen.


(Observatório)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643