martins em pauta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Beber 2 litros de água por dia, principalmente no calor infernal no RN neste período, faz mais sentido do que nunca

Quinta, 28 de Novembro de 2019


“Por que faz sentido para seu corpo beber 2 litros de água por dia”. Matéria é um dos destaques da Galileu nesta semana. Confira abaixo leitura importante para o potiguar, que vem sofrendo diariamente com o calor no período de fim de ano.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-Inpe), o verão no país está sendo mais quente que o normal, com média de temperatura na marca dos 31,5 ºC entre 21 de dezembro e 20 de março, último dia da estação.

Neste período, a regra de consumir – ao menos – 2 litros de água por dia deve ser seguida à risca para evitar a desidratação e a consequente dificuldade do organismo realizar funções vitais que vão da boa digestão dos alimentos e o transporte de nutrientes até funcionamento dos rins. Isso porque no verão as pessoas transpiram mais e estão mais tempo sob o sol.

Como o corpo também perde água:
• Suor – 23%
• Urina – 58%
• Fezes – 4%
• Respiração – 15%

E a explicação para a boa hidratação é fisiológica. De acordo Andrea Pereira, nutrólogia do Hospital Israelita Albert Einstein, cerca de 60% do corpo humano é formado por água. O organismo produz, em média, 7 litros de liquido por dia – entre saliva, suco gástrico e bile – e o intestino absorve 9 litros. “Então, a conta não fecha. Por isso é preciso a ingestão de água”, explica a médica.

Caracterizada pela baixa concentração de água, sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a desidratação, de acordo com seu grau, pode matar. Por isso o corpo dá sinais que está precisando de água. O primeiro deles é a sede. “Sentir sede já significa que o organismo está com um grau leve, de 2% a 3% de desidratação”, explica a médica do Einstein.

Nas fases leve e moderada, os sinais de desidratação são sede, boca e pele secas, diminuição da sudorese, câimbras. Já na fase grave, os sintomas são dor de cabeça, tontura, confusão mental, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca são alguns sintomas da desidratação grave.

Confira alguns outros sinais que seu corpo pede água

• Sensação de fadiga, confusão mental e câimbras
• Prisão de ventre
• Pele e cabelo sem elasticidade
• Falhas cognitivas, como perda de memória
• Urina escura e infecções urinaria (eliminamos, pela urina, as bactérias do trato urinário)
• Doenças respiratórias (a água umidifica o sistema bronco-pulmonar e facilita o transporte de oxigênio)

(Fonte: Agência Einstein)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643