martins em pauta

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Governo federal libera recursos e recuperação da Barragem Passagem das Traíras, no Seridó do RN, começa neste ano

Quinta, 26 de Setembro de 2019

FOTO: ASSECOM/RN

O Governo federal vai liberar recursos para iniciar a recuperação da barragem Passagem das Traíras, no município de São José do Seridó, na região Seridó potiguar.. A garantia foi dada pelo secretário de Segurança Hídrica do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Marcelo Borges, durante reunião com o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti, realizada nessa terça-feira, 24, em Brasília. Na ocasião, o representante do MDR confirmou o compromisso de liberação de parte do convênio para início das obras.

“A elaboração dos estudos para recuperação desse reservatório foi uma das primeiras providências da nossa gestão. Concluímos a inclusão dos dados na plataforma federal e, assim que o convênio for aprovado, o Ministério de Desenvolvimento Regional vai transferir uma parcela dos recursos para o Estado iniciar as intervenções ainda este ano”, disse João Maria.

As principais intervenções serão a recuperação de toda infraestrutura do vertedouro, dos equipamentos hidromecânicos e da limpeza de vegetação. Os serviços vão começar pela abertura da ombreira direita da barragem para evitar acúmulo de água.

Outro compromisso firmado pelo Ministério foi a formalização de um convênio para as obras de implantação do Projeto Seridó. “Logo que as emendas parlamentares forem liberadas, será aberto o sistema para incluirmos os dados do projeto, depois aguardamos a aprovação do convênio no valor de R$ 150 milhões com o Governo do RN”, destacou o titular da Semarh.

Além disso, o Governo Federal sinalizou de forma positiva o pleito de inclusão de um novo convênio do Programa Água Doce (PAD) no Sincov, no valor de R$ 30 milhões, para a instalação de 150 dessalinizadores movidos à energia solar, além da redução da contrapartida do Governo do Estado. “Toda articulação foi iniciada pela Governadora Fátima Bezerra. Finalizamos a reunião com excelentes respostas e já providenciando os encaminhamentos”, enfatizou João Maria.

Fonte: Blog do BG


OPINIÃO DOS LEITORES:

  1. Lulapreso
    Eu só espero que o povo esteja acompanhando essas remessas de verbas por parte do Governo Bolsonaro para o estado RN. Na próxima campanha vão querer mentir para os eleitores e dizer que o governo Fátima Bezerra do PT não fez nada por falta de dinheiro.
  2. Só Comento
    Deus o abençoe Jair Bolsonaro! Da semana passada pra cá mandou uma chuva grossa de recursos, as coisas só não estão melhores por que o governo estadual não faz o dever de casa.
    • Maria
      É mais que obrigação dele, demorou até ou vc pensa que o RN nåo é Brasil?
    • Manoel
      Com esse governo do PT está mais pra Venezuela do que pra Brasil…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643