martins em pauta

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Vivaldo faz apelo para que Estado ofereça URGÊNCIA PSIQUIÁTRICA em hospitais

Sexta, 07 de Junho de 2019


Preocupado com o aumento alarmante no número de pessoas com depressão e dos casos de suicídios no Rio Grande do Norte, o deputado Vivaldo Costa (PSD) fez um apelo na sessão plenária desta quinta-feira (6) para que o Governo do Estado contrate psiquiatras para os hospitais públicos do Estado. O parlamentar, que também é médico, disse que falta treinamento para que as equipes de saúde possam atender emergências psiquiátricas nestas unidades.

“Eu faço aqui um clamor para que possamos tratar aquelas pessoas que surtam ou estão com depressão, ou até mesmo que tentam suicídio. Infelizmente, os nossos hospitais regionais, além de não possuir psiquiatras, suas equipes de saúde não estão preparadas para atender estes pacientes numa urgência”, solicitou o deputado, que já conversou com o secretário estadual de Saúde, mas que ainda não viu resolutividade da questão.

Vivaldo Costa falou sobre a redução de hospitais psiquiátricos no Estado, com o advento da desospitalização. “Aquele que surta não tem para onde ir e acaba se suicidando. Por isso, não adianta colocar redes de proteção na Ponte Newton Navarro, por exemplo, se não der atendimento psiquiátrico e psicológico a essas pessoas”, afirmou.

O deputado ainda sugeriu que os prefeitos do RN disponibilizem o serviço de psicologia nos postos de saúde. “Temos uma oferta enorme de psicólogos que não estão no mercado de trabalho. Os prefeitos devem contratar esses profissionais e solucionar esse problema nos municípios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643