martins em pauta

terça-feira, 30 de abril de 2019

Ipea: Estados podem dobrar PMs inativos em 25 anos sem reforma da previdência

Terça, 30 de Abril de 2019 

Foto: Reprodução / G1

Enquanto o processo de aprovação da reforma da Previdência ocorre, e a chance de deixar os Estados de fora das alterações, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou nesta segunda-feira (29), um estudo que projeta em 25 anos, o número de policiais militares e bombeiros aposentados deve dobrar na soma de todos os Estados, chegando em 500 mil inativos, se as regras não forem alteradas.

O instituto ressalta que os gastos estaduais com a folha de pagamento de policiais e bombeiros militares inativos saltaram quase 100% em pouco mais de 10 anos.

Para calcular a projeção do total de aposentados no futuro, os pesquisadores do Ipea levaram em conta os padrões de aposentadoria de acordo com os estatutos de cada Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros, a idade dos inativos atuais e as expectativas de sobrevida calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os aposentados e pensionistas de policiais e bombeiros consome grande parte da receita dos Estados, segundo o Ipea, em conjunto R$ 80 bilhões são gastos com a folha de pagamento dos policiais militares.

De acordo com estudo do Ipea, o total gasto com a folha , em média, 7% ao ano entre 2006 e 2017, enquanto a receita corrente líquida (RCL) somada dos Estados cresceu a uma média de 3%. Consequentemente, o peso das folhas de pagamentos subiu, de cerca de 9% para 12,5% da receita corrente líquida - "dois terços dessa variação se devem ao aumento nas despesas com inativos e pensionistas", analisa o Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643