martins em pauta

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Após polêmica com Enem, Bolsonaro descarta presidente do Inep para o Ministério da Educação: ‘Essa daí é cartão vermelho’

Quarta, 21 de Novembro de 2018

Maria Inês Fini, presidente do Inep Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo

O nome de Maria Inês Fini , presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ), foi descartado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para o comando do Ministério da Educação . A declaração foi dada depois de os dois protagonizarem uma polêmica em torno de uma das questões do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Antes disso, Maria Inês chegou a ser cogitada como uma possível ministra no novo governo.

– Essa pode esquecer. Ela não esteve à frente da prova do Enem? Tá fora. Cartão vermelho. Não tem amarelo, é vermelho direto – disse Bolsonaro, quando questionado sobre o nome da presidente da autarquia em entrevista concedida em frente ao condomínio em que mora na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Bolsonaro criticou publicamente uma questão da prova de Linguagens do Enem deste ano, por abordar a natureza do “pajubá”, conjunto de expressões utilizado por gays e transexuais. As perguntas foram elaboradas por técnicos do Inep, sob a gestão de Maria Inês.

Depois das críticas de Bolsonaro, Maria Inês Fini afirmou em entrevista ao jornal espanhol “El País” que lamentava “leituras equivocadas” sobre a prova e garantiu que “não é o governo que manda no Enem”.

Além de Maria Inês, diversos outros nomes já foram especulados para o comando da pasta, como Stavros Xanthopoylos, um dos assessores de campanha de Bolsonaro para o tema, Vivianne Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, e Mozart Ramos, diretor do instituto.

O presidente eleito voltou a fazer críticas aos governos petistas e ainda afirmou que os problemas da educação são oriundos de “um marxismo que trava o Brasil”.

– A educação é um dos ministérios mais importantes. Há muito que ela está aparelhada. Há um marxismo lá dentro que trava o Brasil. Se alguém acha que eu estou errado, é só observar que nos 13 anos de PT dobrou-se o gasto com a área e ela foi lá pra baixo. Até a prova do Pisa, isso fica bem claro. Somos o último lugar em nota e a molecada não sabe fazer regra de três e taboada. Não é essa a forma adequada de educar.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643