martins em pauta

sábado, 19 de maio de 2018

Presidente do BNDES diz que banco está ‘cheio de dinheiro’ para novos empréstimos

Sábado, 19 de Maio de 2018


FILE PHOTO: A man walks past the logo of Brazilian Development Bank (BNDES) at the entrance of its headquarters in Rio de Janeiro, Brazil, January 11, 2017. REUTERS/Nacho Doce/File photo – Nacho Doce / Agência O Globo

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo Oliveira, disse nesta sexta-feira em um evento com empresários em São Paulo que o banco de fomento está “cheio de dinheiro, com “muita vontade de emprestar” e pediu que sejam enviados projetos para análise do banco.

— Estamos cheios de dinheiro e queremos que as empresas nos procurem — afirmou ele, para completar:

— Não se assuste se o BNDES te ligar para oferecer oportunidades.

Classificando a TLP, hoje em 6,7% ao ano, de “muito boa”, Oliveira disse que a taxa é “viável para a maioria dos projetos”. Ele lembrou que a TJLP, que antecedeu a TLP, taxa da qual participou da elaboração enquanto era ministro do Planejamento, ficou “por anos em 7%”. Apesar disso, ele afirmou que o banco trabalha para “reduzir os custos das operações” e citou a redução recente de 50% do spread nas operações do BNDES como uma das iniciativas neste sentido.

— Voltaremos a ter a era do juro baixo. E o juro menor vai movimentar uma massa de dinheiro para a economia — garantiu ele, enquanto participava de um painel de debate na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

— Os bancos brasileiros têm um resultado maior do que a média das instituições financeiras no mundo. Isso por causa do juro alto. Quando a Selic está a 6,5%, você ganha menos e é melhor fazer outra coisa — completou.

Oliveira sinalizou que o BNDES deve também ampliar o prazo dos financiamentos empresariais com o intuito de liberar o capital de giro das companhias.

— Poderemos anunciar isso em breve — declarou.

O presidente do BNDES estimou que a economia brasileira cresça em torno de 2,5% neste ano. A projeção é menor que a estimativa oficial do Planalto, de 3%.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643