martins em pauta

sábado, 12 de novembro de 2016

MUNICÍPIOS DO ALTO OESTE POTIGUAR PARTICIPARAM DE CURSO SOBRE A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NA CIDADE PORTALEGRE-RN

Sábado, 12 de novembro de 2016
Resultado de imagem para imagens de portalegre RN



Diversos municípios do Alto Oeste Potiguar participaram do Curso Convivência com o Semiárido que foi realizada nos dia 09 e 10 de Outubro na cidade de Portalegre-RN.

O Referido Curso diz respeito ao recebimento de uma cisterna de placas com a capacidade de 52 mil litros que serão construídas nas Escolas da zona rural deste s municípios.
O Blogue Márcio Melo esteve presente ao evento realizando a cobertura e também participando.
A Professora Adriana Gomes proferiu os trabalhos nos dois dias, dialogando, com apresentações dos trabalhos pelos educadores participantes.
O Engenheiro Agrônomo Marcirio de Lemos esteve participando dos trabalhos no referido curso e conversou com a nossa redação repassando alguns dados sobre a TERRAVIVA que gerencia estes trabalhos na área, ou seja, assessoria técnica.
O Mesmo trabalha a 15 anos na instituição, que conta com várias áreas técnicas.
Segundo Marcirio os trabalhos começaram na área de Terra e Água. A ideia é sistematizar as experiências dos agricultores e agricultoras e assim melhorar a vida das pessoas, ou seja, se adaptar a essas condições climáticas da região, com as experiências de captação da água chuva, incrementando assim o uso dessas novas tecnologias.
Ainda de acordo com o Engenheiro Agrônomo houve uma grande contribuição para a criação da ASA - Articulação do Semiárido que existe em todos os nove (09) Estados do Semiárido e também no norte de Minas Gerais, o que deu um nome peculiar a ASA do RN, chamada de Asa Potiguar.
A Asa desenvolveu vários programas, negociando diretamente com o governo federal beneficiando assim as famílias que se envolve desde o começo no processo.
Ainda de acordo com Marcirio a Asa tem vários projetos, sendo o mais de conhecido o Projeto UM MILHÃO DE CISTERNAS.
A Expectativa da Convivência com o Semiárido é a estocagem de água e alimento, se precavendo assim para o enfrentamento da seca.
Sendo Assim, Foi criado o Programa de Formação e Mobilização Social Para a Convivência com o Semiárido - Cisternas nas Escolas Rurais financiado pelo governo federal através do (MDS) de Construção de Cisternas nas Escolas da Zona Rural dos municípios, com a participação da comunidade nesses projetos.
Nessa Etapa foram beneficiados 44 Escolas Rurais em 10 Municípios: Barauna, Governador Dix Sept Rosado, Itaú, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, Portalegre, Messias Targino, Martins, Lucrécia.
Na Primeira fase desse projeto foram construídas 83 por parte da Terraviva e mais 83 por parte da CEAPAC, sendo assim, serão 166 Cisternas nas Escolas beneficiadas, que, segundo Marcirio por ser um Projeto piloto no RN a execução do projeto foi realizada por duas instituições (CEAPAC e TERRAVIVA), e neste segunda fase serão 44 cisternas nos respectivos municípios.
O Gerenciamento da água é um dos fatores mais importantes na Escola, Pois são os funcionários que irão lidar diretamente com esse recurso no dia a dia.
Onde Participam Asg, Direção, Professores assim dinamizando esse trabalho tão importante na comunidade escolar dos municípios.
Há um elos entre o poder público dos municípios, onde o objetivo principal desse projeto é Água de Qualidade Para os Alunos Beberem e Água de Qualidade para ser utilizada na merenda escolar, evitando assim o fechamento de escolas no período de seca.
É Bom salientar que o referido curso buscar orientar as pessoas para a convivência com o Semiárido, tendo em vista amenizar os efeitos da seca no dia a dia das pessoas, mostrando formas de utilizar melhor a água, evitando ao máximo o desperdício deste líquido tão precioso em nossas vidas.


Por Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643