martins em pauta

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Fátima Bezerra nega que tenha se beneficiado de dinheiro de propina em sua campanha

Sexta, 08 de abril de 2016 


Senadora destaca que “mais uma vez, esta é a mesma resposta que encaminhamos ao (mesmo) questionamento” da reportagem. Andrade Gutierrez diz ter lavado propina doando legalmente ao PT e a Dilma, que também doaram a Fátima

POR DINARTE ASSUNÇÃO 

A senadora Fátima Bezerra respondeu à reportagem do portalnoar.com sobre o financiamento da Andrade Gutierrez ao PT e à campanha da presidente Dilma Rousseff afirmando que “não há qualquer ilegalidade nas doações”.

Nesta quinta-feira (7), a Folha de S.Paulo revelou que a empreiteira repassou propina às campanhas do PT e da presidente Dilma na forma de doação oficial. Tanto o PT quando o comitê de Dilma repassaram à campanha de Fátima. Não é possível concluir, contudo, que os repasses de ambos à campanha da senadora teriam sido com o dinheiro da propina que a Andrade Gutierrez diz ter lavado com doação oficial.

“Portanto, mais uma vez, esta é a mesma resposta que encaminhamos ao (mesmo) questionamento do Portal no Ar: a senadora Fátima Bezerra recebeu doações da empresa citada, a serem utilizadas em sua campanha eleitoral, via Diretório Nacional do PT. Não houve doação direta ao diretório estadual petista ou à campanha da senadora”, diz a resposta de Fátima.

A senadora destaca ainda que é impossível, em sua prestação de contas, detectar incongruências. “No site do TRE/RN também é possível observar que além de não haver repasse direto da empresa mencionada à campanha da senadora não há, muito menos, incompatibilidade entre o que foi arrecadado e o que foi declarado à Justiça Eleitoral”.

A petista ainda cita que defendeu e apoia o fim do financiamento privado de campanhas políticas, conforme a íntegra do texto abaixo:

Os filiados, incluindo os detentores de mandatos eletivos do PT, contribuem mensalmente com o partido, destinando percentuais das respectivas remunerações como forma de financiá-lo. Assim, é natural que o PT, ao arrecadar recursos para as campanhas eleitorais, também repasse aos seus candidatos os valores viabilizados, como ocorreu com a senadora Fátima Bezerra.

Não há qualquer ilegalidade nas doações da campanha da senadora Fátima Bezerra é isso é fácil atestar: basta uma simples consulta ao site do TSE. Portanto, mais uma vez, esta é a mesma resposta que encaminhamos ao (mesmo) questionamento do Portal no Ar: a senadora Fátima Bezerra recebeu doações da empresa citada, a serem utilizadas em sua campanha eleitoral, via Diretório Nacional do PT. Não houve doação direta ao diretório estadual petista ou à campanha da senadora.

Somente foi possível atestar a origem dos valores ao dispor, pelo Diretório Nacional, dos recibos declarados à Justiça Eleitoral, os quais, naquele momento, também seriam registrados pela campanha da candidata, ao TRE.

No site do TRE/RN também é possível observar que além de não haver repasse direto da empresa mencionada à campanha da senadora não há, muito menos, incompatibilidade entre o que foi arrecadado e o que foi declarado à Justiça Eleitoral.

A senadora Fátima Bezerra cumpriu o que era seu dever: declarar à Justiça Eleitoral as doações feitas à sua campanha. Mas sabemos que nem sempre isso acontece. Por isso, defendemos como uma grande vitória o fim do financiamento privado de campanhas, na nossa opinião o principal motivador de ilegalidades e de distorções diversas durante os pleitos eleitorais. Defendemos também que nossa imprensa livre e soberana possa apurar, com a isenção necessária, toda e qualquer ilegalidade oriundos de arrecadação e gastos de campanha.


Fonte: Carlos Skarlack

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643